42 anos da Universal: o que aconteceu neste último ano?

Da estreia do programa Entrelinhas à mais uma importante edição do Jejum de Daniel. Saiba o que marca mais um aniversário da Igreja neste dia 9 de Julho

Imagem de capa - 42 anos da Universal: o que aconteceu neste último ano?

Do Coreto, no Rio de Janeiro, ao Templo de Salomão, em São Paulo, a Universal atravessou fronteiras e cruzou oceanos, sem deixar se intimidar pelas perseguições, difamações e calúnias que sempre sofreu.

A força, advinda da fé inteligente, aliada ao sonho de Deus, deu origem a um movimento de fé e, sobretudo, de Salvação: a Igreja Universal do Reino de Deus, fundada e dirigida pelo Bispo Edir Macedo.

Nesta terça feira, 9 de Julho, a Universal completa 42 anos. São mais de quatro décadas dedicando-se à pregação do Evangelho e ao trabalho social no Brasil e ao redor do mundo.

O avanço, as perseguições e a fé sobrenatural continuam acompanhando a trajetória de um povo que tem sua vida pautada na Palavra de Deus. Do último aniversário até hoje, muitas coisas aconteceram, por isso, nesta reportagem especial de 42 anos, recordaremos os principais fatos neste último ano.

Inaugurações

Em um ano, muitos templos da Universal foram inaugurados no Brasil e no mundo. No início do mês de outubro de 2018, a Universal abriu suas portas em Vilnius, capital da Lituânia. Apesar de a inauguração ser recente, o trabalho evangelístico da Igreja já acontecia no local há pelo menos 7 meses, onde as reuniões eram realizadas – inicialmente – em uma das dependências de um hotel na cidade.

Já em novembro, um novo templo da Universal foi inaugurado na cidade de Osaka, importante centro financeiro do Japão.

Semelhantemente, na França, a Universal também inaugurou duas novas igrejas. Uma em Villeurbanne e outra em Créteil. Ambos os templos estão situados em localidades onde há uma alta concentração de pessoas necessitadas.

Assim como nos países citados acima, a Universal inaugurou mais um templo na República Dominicana, na América Central. Desta vez, uma catedral, localizada na capital, Santo Domingo. A Universal chegou ao país em 1995 e atualmente possui 37 Centros de Ajuda.

Já no dia 24 de fevereiro deste ano, mais um templo da Universal foi inaugurado em São Tomé e Príncipe. O país africano está localizado no Golfo da Guiné, na costa ocidental da África. A Universal chegou na região há 14 anos e, desde então, tem trabalhado com afinco na evangelização da população local.

Assim como ao redor do mundo, no Brasil não foi diferente. Em um ano, alguns templos também foram inaugurados por aqui, a exemplo da nova Catedral de Itapevi, município próximo à região de Osasco, no final de setembro de 2018.

Tempos depois, foi a vez da belíssima Catedral de Sergipe, no nordeste brasileiro, como você pode relembrar, clicando aqui. Em uma área de 9.119 m² de construção, o local tem capacidade para abrigar 2,3 mil pessoas.

Recentemente, no estado do Pará, foi a vez da inauguração de um novo templo da Universal em Decouville, bairro localizado na região metropolitana de Belém (capital).

Da mesma forma, o povo de Itapuã, na Bahia, também prestigiou a inauguração da mais nova catedral da cidade no final do mês de junho último, reunindo milhares de pessoas.

Cerimônias e celebrações

Em um ano, a Universal realizou eventos, participou de outros e recebeu homenagens. 

Em 2018, a Universal marcou presença na Expo Cristã, quando, na oportunidade, também lançou o livro do Bispo Edir Macedo, o Ouro e o Altar.

O Templo de Salomão também foi visitado por milhões de pessoas, entre as quais,  estavam os dirigentes da Sociedade Bíblica do Brasil, os atores da novela Jesus, exibida pela Record TV e integrantes da Força Aérea Brasileira.

Em agosto de 2018, depois de ter percorrido todo o Brasil, a Arca da Aliança seguiu rumo ao exterior. Ela saiu do Templo de Salomão, durante a reunião da Nação dos 318, às 22h, na presença de mais de 10 mil pessoas.

Também em Agosto de 2018, policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e seus familiares visitaram o Centro Cultural Jerusalém (CCJ), no Rio de Janeiro. Durante a visita, os 33 policiais do BOPE e mais 10 policiais de outros batalhões participaram de uma palestra e conheceram a história de Israel e de seu exército.

Neste ano, o Bispo Edir Macedo recebeu um dos maiores reconhecimentos do Estado de Israel: a Medalha Jerusalém de Ouro, entregue pelo embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, e pelo Cônsul Geral de Israel em São Paulo, Dori Goren. O encontro foi realizado no Salão Nobre do Templo de Salomão, em São Paulo.

Já em junho de 2019, mais de 20 mil pessoas estiveram presentes na Solenidade de Troca das Bandeiras, no Templo de Salomão. Além das milhares de pessoas, representantes diplomáticos também prestigiaram o evento, totalizando 27 nações.

Além disso, no dia 10 de julho próximo, às 9h, a Universal será homenageada em uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Novidades

O ano também foi marcado por mudanças e muitas novidades, a exemplo da estreia do programa Entrelinhas, apresentado por Cristiane Cardoso, no dia 10 de julho de 2018, como o primeiro realizado em estúdio e transmitido, ao vivo, pelo Univer Vídeo.

Também em 2018, foi ao ar, pela primeira vez, na Record TV, o programa Inteligência e Fé, apresentado pelo Bispo Renato Cardoso. O programa, que é exibido nas madrugadas, também se destaca pela inclusão social ao oferecer tradução em Libras, durante toda a programação.

A Banda Universos também é uma das novidades da Universal. Visando levar a Palavra de Deus por meio da música, e que as pessoas encontrem respostas, inspirações, alívio e paz nas letras de suas canções , em 2018, foi criada a Banda Universos.

Com estilo eclético, a banda já conta com 10 músicas, das quais 4 fizeram parte da trilha sonora da novela Jesus, dentre as quais, Precioso, e Nada mais.

Desde o dia 1° de janeiro de 2019, a Rede Aleluia teve sua frequência alterada de 99,3 para 99,5, em São Paulo. A Rede Aleluia continua se reinventando e hoje é possível ouvir as programações por aplicativos de celular, como o da Universal (clique aqui para mais informações) e até mesmo pela internet. Acesse o site oficial da Rede Aleluia (clique aqui) ou se preferir, baixe o aplicativo no sistema Android e iOS.

Recentemente, foi anunciado, por meio de uma transmissão no Instagram, que o Godllywood passou por mudanças. Para participar do antigo grupo fechado era necessário entrar no rush (realização de atividades em um determinado período de tempo). Hoje, é aberto a todas as mulheres, de todas as idades e que estejam preocupadas em priorizar a vontade de Deus em suas vidas.

Ação Social

Não é novidade que a Universal realiza, incansavelmente, trabalhos sociais no Brasil e ao redor do mundo. No último ano, não foi diferente.

No continente africano, mais de 2,5 mil crianças tiveram acesso aos estudos, após uma iniciativa da Universal, na Namíbia. Já na África do Sul, a Universal promoveu o “SOS Moçambique”, envolvendo todos os membros da Universal na África do Sul, país vizinho, que arrecadaram cerca de 250 toneladas alimentos não perecíveis, água, roupas e calçados às vítimas dos ciclones.

Ainda no continente Africano, em Madagascar, voluntário da Força Jovem Universal plantaram mais de 5 mil mudas de árvores. Cerca de 1,1 mil jovens se reuniram para dar início à temporada 2019 do plantio das árvores, como feito em anos anteriores

No Brasil, um grande movimento e apoio a detentos do País, após iniciativa do Bispo Edir Macedo, arrecadou mais de R$3 milhões de reais em produtos que foram doados para a população carcerária de todo o Brasil. O objetivo da ação foi oferecer o mínimo de dignidade para os presos no cumprimento da pena.

Após o desastre ambiental que atingiu o município de Brumadinho, em Minas Gerais, os templos da Universal se tornaram pontos de arrecadação e donativos às vítimas dessa tragédia. Mais de mil voluntários deram suporte às famílias. Foram doados água potável, roupas, alimentos, produtos de higiene pessoal, colchões, travesseiros e cobertores.

Produções audiovisuais

O filme Nada a Perder foi destaque em diversos lugares no mundo. No Brasil, ele foi responsável por metade da bilheteria do cinema. Ao redor do mundo, o sucesso não foi diferente. Em Angola, Nada a Perder já é o terceiro filme mais assistido na história do país africano. Ele, também, estreou na África do Sul. Da mesma forma, o longa chegou à Ucrânia, Rússia, Espanha e Geórgia.

Além disso, o filme foi um grande instrumento social. Durante as exibições, ônibus do projeto “Cinema Solidário” percorria lugares distantes e regiões ribeirinhas, aldeias indígenas e presídios. Esta ação deu origem ao documentário que mostrou os bastidores e foi exibido em sessão única em São Paulo.

Em 2018, inclusive, a novela Jesus estreou na Record TV. Ela trouxe lições sobre diversos assuntos do cotidiano, como hipocrisia, desertos da vida e reconciliação. Além disso, os telespectadores puderam, pela primeira vez, conhecer de forma lúdica, a história do Senhor Jesus. A produção da Record TV foi sucesso em audiência no Brasil, mas também nos Estados UnidosPortugal, Moçambique.

Os ensinamentos não impactaram apenas a quem assistiu a produção, mas também aos atores que interpretaram os personagens das Escrituras Sagradas. Eles falaram sobre o assunto em um programa especial, exibido pelo Univer Vídeo. 

Em exibição desde abril deste ano, a macrossérie Jezabel, que vai ao ar de segunda a sexta, na Record TV, tem a história inspirada no Antigo Testamento, em 1 Reis 16.29; e 2 Reis 9.34, e mostra a rainha má e sem escrúpulos que dá nome à trama.

Terapia do Amor 

O ano também foi especial durante as palestras da Terapia do Amor. A volta da Caminhada do Amor e de encontros especiais marcaram o ano, como a recentemente participação do Bispo Edir Macedo, por exemplo, em uma delas, onde fez questão de dirigir uma mensagem especial às mulheres.

Em um ano, duas Celebrações dos Casamentos aconteceram em todo o Brasil. Em novembro de 2018, mais de 300 casais oficializaram a união somente no Templo de Salomão. Já na edição que aconteceu em maio de 2019, mais de 13 mil pessoas se casaram em todo o mundo.

Em outubro de 2018, aconteceu a quinta edição da Caminhada do Amor, no Parque Ibirapuera, zona sul de São Paulo, e em 119 parques do Brasil, com a participação de mais de 60 mil pessoas. O evento também aconteceu em outros 50 países.

Congresso Renovação

A união entre líderes de diversas denominações, no último ano, também foi bastante importante. Ao longo de um ano, diversos encontros aconteceram, no Templo de Salomão. Em abril deste ano, por exemplo, milhares de lideranças evangélicas de diferentes denominações, de todo o Brasil, participaram do Congresso Renovação – Santa Ceia da Unidade, com a presença do Bispo Edir Macedo. Cerca de 6 mil estavam presentes e outros milhares acompanharam por videoconferência.

liderança evangélicaPouco antes desta reunião, o Bispo Edir Macedo se reuniu com lideranças evangélicas para destacar a importância de se refletir e discutir sobre o principal objetivo que move a fé de cada um ali presente, que é a Salvação e o ganho de almas para o Reino de Deus.

No último ano, a Unigrejas foi criada. A União Nacional das Igrejas e Pastores Evangélicos já nasceu com centenas de líderes evangélicos aderindo ao movimento. Eles, inclusive, moveram uma ação contra a escola de Samba, Gaviões da Fiel, após  a comissão de frente da escola encenar a figura do diabo lutando com a de Jesus, como se estivesse vencendo-O, durante o desfile de carnaval 2019.

Além disso, a Unigrejas também lançou uma revista feita especialmente para líderes evangélicos. A revista Renovação aborda assuntos como família, casamento, política, mensagens, heróis da fé, entrevistas, entre outros temas.

Lançamento oficial revista "Renovação"

Fake News

Como em toda sua trajetória, no último ano, a Universal também foi alvo de fake news e ataques de ódio. Contudo, em todas as falsas acusações, a verdade foi exposta.

A TVI, por exemplo, teve uma sequência de derrotas em tribunal no último ano. As investigações revelaram as mentiras da TVI contra a Universal e em maio deste ano, o Ministério Público de Portugal arquivou o inquérito que investigava supostas adoções ilegais na Universal.

Mais recentemente, as mães que disseram ter tido seus filhos roubados para adoções ilegais na Universal passaram a ser investigadas. Uma delas, inclusive, já confessou ter mentido durante as reportagens. A jornalista que emplacou as matérias mentirosas também está sendo alvo de investigação.

fake newsNão é só na mídia portuguesa que há mentiras contra a Universal. No Brasil, no último ano também fomos alvo de diversas fake news. Inventaram que o Bispo Macedo é dono de time de futebol e de marca de mel, que a Universal ocupará o estacionamento de hospital no Rio de Janeiro, que a Universal estaria tatuando os fiéis e devendo à Receita Federal. Se não bastasse, ainda disseram que a igreja vendia vagas para atores que desejassem participar das novelas da Record TV.

Todavia, a Universal não foi atacada apenas pela imprensa. O então candidato à presidência da República, Fernando Haddad, também destilou seu ódio contra a instituição. Durante campanha presidencial, ele chamou o Bispo Edir Macedo de charlatão, em rede nacional. A atitude do presidenciável gerou indignação em mais de 140 líderes religiosos.  Contudo, em dezembro de 2018, Fernando Haddad perdeu na justiça e foi condenado a pagar indenização ao Bispo Macedo e que apague ofensas feitas ao Bispo.

O ódio, vindo da esquerda não para. Em setembro do ano passado, um grupo de 12 militantes do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) atacou a sede de Fortaleza (CE) da Universal. O objetivo dos vândalos era colar adesivos nas portas da igreja, defendendo a liberação do consumo da maconha.

Da mesma forma aconteceu em São Paulo, em outubro de 2018. A sede da Universal da Bela Vista foi alvo de uma manifestação de um grupo esquerdista. Durante toda a mobilização, além das pichações nos muros da Igreja, os militantes proferiram, em voz alta, palavras de baixo calão contra o Bispo Edir Macedo.

O mais recente ataque aconteceu em Salvador. Um grupo de “ativistas” pichou os templos durante uma manifestação, com frases como “fogo nos fascistas”, “legalizar para não encarcerar” — em referência à liberação do consumo de drogas —, e “exú não é diabo respeite meu sagrado”.

Jejum de Daniel

Além disso, em um ano, aconteceram duas edições do propósito do Jejum de Daniel, onde milhares de pessoas abdicaram de distrações para receber o Espírito Santo. O Bispo Edir Macedo realizou uma oração especial, no encerramento do Jejum de Daniel, diretamente do Cenáculo de Jerusalém, em Israel.

Fogueira Santa

No momento, toda a Universal está vivendo a fé da Fogueira Santa. Bispos do mundo inteiro estarão em Harã, local onde Deus chamou Abraão, em favor dos que creem. Esse propósito especial tem como objetivo colocar a fé em prática no Deus Todo-Poderoso. E por meio dessa iniciativa acontecem transformações completas de vida.

Você pode acompanhar a oração especial em favor desse propósito, de segunda a sexta-feira, às 23h30, ao vivo pela Rede Aleluia de rádio (99,5 FM), Univer Vídeo, pelo Facebook da Universal.

E, assim como Abraão, nos dias de hoje, a Universal vive essa fé no Altíssimo. De conquistas em conquistas, de Altar em Altar, toda a igreja tem saído de Harã e caminhado para a Terra Prometida. São 42 anos de crescimento, pois, quem faz parte dessa Obra são os filhos de Abraão, isto é, aqueles que ouvem, obedecem e sacrificam para o Deus vivo. Sendo assim muito mais conquistas e realizações ainda estão por vir.

imagem do author
Colaborador

 Rafaela Dias / Fotos: Arquivo