Novela Jesus: o que se pode aprender com a traição e a reconciliação de Laila

A situação é delicada, mas você pode aprender com ela e reconstruir seu casamento. Saiba mais

Imagem de capa - Novela Jesus: o que se pode aprender com a traição e a reconciliação de Laila

A novela Jesus retrata acontecimentos de centenas de anos, mas que se encaixam perfeitamente na atualidade. Um exemplo foi o momento em que Laila – que foi salva por Jesus de um apedrejamento, após trair o marido – se reconcilia com Simão. Ele, por sua vez, está extremamente magoado e entristecido pelo ocorrido, envergonhado pela situação, no entanto, mesmo tendo sido tentado por Satanás (que sopra em seu ouvido que a esposa não vale nada, que não merece ser aceita de volta), ele a perdoa.

Mas, para que isso acontecesse, Laila teve que ser humilde, reconhecer a sua condição. Na cena abaixo, ela vai de encontro a Simão e pede, insistentemente, que ele a perdoe, dizendo que o ama. Ela errou, mas reconhece que eles ainda podem ser felizes, começando uma nova vida, fazendo tudo diferente, tanto ela como ele.

Assista abaixo à emocionante cena:

Restaure seu casamento

Situações relacionadas à família, amizade, ao casamento, entre outros, são abordadas na novela Jesus e trazem valiosas lições.

Definitivamente, a dor da traição é terrível e com as emoções à flor da pele parece impossível se recuperar. Mas Renato Cardoso, apresentador do programa Escola do Amor, traz orientações importantíssimas para enfrentar este momento:

Não tome nenhuma decisão drástica logo após descobrir uma traição. As fortes emoções poderão fazer com que tome atitudes das quais se arrependerá mais tarde. Raiva, ódio, desejo de vingança e outras dores emocionais são péssimos ingredientes para tomar decisões. Espere que o furacão emocional passe.

Avalie racionalmente tudo o que aconteceu, depois de se recuperar do choque emocional. O que contribuiu para a traição? O que podem aprender com o episódio? Seu parceiro foi fraco, vítima das circunstâncias e da própria fraqueza humana, ou foi puramente mau caráter?

Decida se vai dar uma chance ao seu parceiro ou vai se separar, mesmo que temporariamente, até que novas condições sejam cumpridas. É uma decisão difícil, mas crucial. Pese bem a situação e, se necessário, busque um conselho imparcial de alguém que você respeite. Isso pode lhe ajudar a ver a situação de outros pontos de vista.

Se decidir recomeçar, não deixe dúvidas sobre as condições. Atitudes e comportamentos terão de mudar, provavelmente de ambas as partes. O que o outro terá de fazer diferente? E você, o que fará se a situação não mudar, se as mentiras se repetirem? Tenha um plano B, mas uma vez concordando as condições, atuem nelas e deixem o passado.

Recomeçar a relação é opcional, mas perdoar é incondicional.Encontre forças para perdoar, para não ficar refém do que aconteceu.

Conte com a ajuda da fé. Nada como alguém que já foi traído e superou para lhe entender e ajudar. O próprio Senhor Jesus foi traído por um de Seus discípulos mais íntimos. Você não precisa ser religioso para receber ajuda, conforto e direção espiritual sobre o que fazer nesse momento difícil. Aí onde está, fale com Ele, abra seu coração, chore, pergunte por quê, peça forças e orientação sobre o que fazer.

Experimente seguir esses passos e veja o resultado. Não é fácil lidar com a traição, mas agora você percebeu que é possível superá-la. Também leia o livro Casamento Blindado e participe das palestras da Terapia do Amor que acontecem todas as quintas-feiras no Templo de Salomão. O endereço é Avenida Celso Garcia, 605, Brás, zona leste de São Paulo.

Encontre o endereço de outro templo da Universal aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: Blad Meneguel