Grupo Globo inventa que Universal ocupará estacionamento de Hospital do Rio de Janeiro

Jornal Extra prefere publicar fake news ao invés de descobrir a verdade

Imagem de capa - Grupo Globo inventa que Universal ocupará estacionamento de Hospital do Rio de Janeiro

O jornal Extra, que pertence ao Grupo Globo, conseguiu inventar outra fake news (notícia falsa, em inglês), para, novamente, atacar a Igreja Universal do Reino de Deus e o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella.

Texto publicado em 24/6 no jornal Extra, assinado pela jornalista Berenice Seara, com o maldoso título “Universal Parking em Madureira”, relata que a Igreja teria enviado “um homem que se diz engenheiro” para “medir o estacionamento da unidade de saúde do município”. Uma especulação tão absurda quanto mentirosa, que induz os leitores a concluir que a Universal utilizaria o estacionamento público do hospital.

Em 21/6, a repórter Aline Macedo enviou um e-mail ao Departamento de Comunicação Social da Universal  (UNIcom), indagando apenas sobre a aquisição de “um terreno no entorno do Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, no bairro de Madureira, no Rio de Janeiro”. Na ocasião, a jornalista formulou somente duas perguntas: “A intenção é construir um novo templo? Qual é a previsão para que ele comece a funcionar?”

Pois o engenheiro citado no texto é funcionário da empresa contratada para a demolição de um imóvel adquirido, e fez a tal visita para elaborar o laudo de vizinhança – procedimento habitual para mapear as condições dos imóveis do entorno, antes da obra começar. O objetivo é esclarecer dúvidas quanto a problemas nos imóveis vizinhos, como, por exemplo, sobre a existência de trincas e rachaduras preexistentes, ou eventualmente causadas pela futura demolição.

A repórter não fez qualquer questionamento sobre o estacionamento do hospital – que era a razão das notas que escreveria. Ou seja, ao invés de conhecer a verdade, preferiu publicar um texto preconceituoso, mentiroso e completamente divorciado do Jornalismo.

O UNIcom já entrou em contato com a direção do jornal, solicitando a correção do texto.

UNIcom – Departamento de Comunicação Social e de Relações Institucionais da Universal

imagem do author
Colaborador

Unicom