Bispo Edir Macedo faz reunião especial no Coreto do Méier

Após 40 anos, ele volta ao local onde a história da Universal começou

Imagem de capa - Bispo Edir Macedo faz reunião especial no Coreto do Méier

Sábado, 8 de julho de 2017, Rio de Janeiro, bairro do Méier. Na praça principal, a reverência e o silêncio eram os mesmos de quem frequenta o Templo de Salomão. Mais de 6 mil pessoas concentradas, esperando algo que já entrou para a história da Universal: uma reunião especial com o Bispo Edir Macedo, no Coreto do Méier, 40 anos depois.

Em passos firmes, o Bispo se dirigiu ao local, cumprimentando os presentes, notando pessoas que são “pratas da casa”, isto é, aquelas que estão na Universal desde o início. A alegria por estar ali era notória, tanto no líder da Universal como em cada participante que tinha em seu rosto um largo sorriso.

Ao subir no Coreto, o Bispo agradeceu a Deus pelo privilégio de ser um dos Seus escolhidos e poder levar a luz da Palavra de fé aos que vivem na sombra da morte. Após a oração, ele lembrou que, no passado, o local tinha um cheiro desagradável e era ocupado pelos mais desprezados pela sociedade. Ele contou como tudo começou, lembrando das dificuldades enfrentadas naquele início, ressaltando, porém, que foram exatamente essas dificuldades que colaboraram para que a luz de Deus Se manifestasse na vida dele e, assim, surgisse a Universal. “E não comecei neste lugar movido por uma ambição pessoal, havia mais de oito anos que eu queria servir a Deus, mas ninguém acreditava em mim, ninguém, só a minha mãe, a minha esposa e, obviamente, o próprio Deus. Na minha época, neste lugar se juntavam os mais infelizes da vida e foi para cá que o Espírito de Deus nos trouxe e, porque foi um desejo de ajudar as pessoas, isso se multiplicou. Quando começamos, vínhamos de Fusquinha. Começamos no meio da sujeira, porque assim é o Evangelho do Senhor Jesus: quanto maior o problema, maior é a luz de Deus, mais evidente é o poder de Deus”, destacou.O Bispo fez questão de ressaltar que aqueles que realmente têm o Espírito de Deus são os que se preocupam com os sofridos mais do que com a própria vida. “Se você quiser ser essa pessoa usada por Deus, a partir de agora, não pense em si próprio, mas pense em fazer aquilo que Deus quer que seja feito: estenda a mão aos desesperados. Mais do que nunca a necessidade é multiplicada pela situação em que o Brasil vive. Neste momento cruel, precisamos de gente destemida, que esteja pensando no seu semelhante”, completou.

A reunião durou pouco mais de 50 minutos, mas ficará marcada na vida de todos que participaram, tanto os presentes no local como os que assistiram à transmissão ao vivo, pelo YouTube, Univer e Canal 21.

Para finalizar, o Bispo orou pelos que queriam ser usados por Deus e abençoou a todos.

Privilégio

Elmira Ferraz, de 89 anos, é obreira há 37 e começou a frequentar a Universal no município de Nilópolis, no Rio de Janeiro. Ela contou como se sentiu ao participar desse momento tão especial. “Me sinto feliz. E ainda vivi para ver. Comecei nova e agora já estou idosa. Não me arrependo. Já tenho muitas filhas na fé, evangelizei muito, trabalhei muito. E Deus tem feito tudo o que eu quero. Tenho me jogado no Altar, pois sem o Altar a gente não resolve nada. A nossa vida tem que ser no Altar. Eu sou uma testemunha viva disso.”

Moacir Lopes de Oliveira, de 83 anos, é testemunha de tudo o que o Bispo Edir Macedo falou durante a reunião. Ele começou a acompanhar o trabalho da Igreja desde o tempo das reuniões no Coreto. “Destes 40 anos para a frente, o povo vai ser muito abençoado. Aquela luz do Coreto resplandece sobre ele. É uma alegria estar aqui com vocês. A Universal é a família de Jesus. Mesmo com todas as lutas, eu abracei a fé. Servi Santa Ceia no Maracanã. É uma alegria para a gente ver o fruto da Igreja em vários países. O ‘ide ao mundo e pregai o Evangelho’: é isso que a Universal está fazendo.”

Perseverança

Maria de Fátima é membro da Universal desde 1977. Para ela, a reunião no Coreto foi inesquecível. “A emoção que eu tenho é de lembrar de tudo o que a gente passou nesses 40 anos; uma emoção espiritual, ver a nossa guerra, a nossa tribulação no crescimento da Igreja, as perseguições. Eu vi a prisão do Bispo, o exílio do Bispo, que teve que sair do País. Foram muitos anos, muitas lutas, muitos desertos, muita oração. Só Jesus, só o Espírito Santo nos dá força para tudo isso. São 40 anos anos de muita guerra, mas de muitas vitórias”, finaliza.

Sobre a Universal

A Igreja Universal do Reino de Deus foi fundada pelo Bispo Edir Macedo em 9 de julho de 1977.

Atualmente, a Universal possui 7 milhões de fiéis no Brasil. No restante do mundo, são cerca de 2 milhões de adeptos em mais de 110 países onde a Igreja está instalada formalmente, espalhados por todos os continentes.

São 7.157 templos e catedrais no Brasil, em todas as capitais e na quase totalidade dos municípios dos 26 Estados e do Distrito Federal. No exterior, são mais 2.857 igrejas.

O corpo eclesiástico da Universal é formado por cerca de 240 bispos e 10.000 pastores no Brasil, além de 80 bispos e quase 4.000 pastores no exterior.

Uma pesquisa inédita realizada em 2016 apontou que, anualmente, os programas sociais mantidos pela Universal atendem mais de 3,4 milhões de brasileiros carentes ou marginalizados.

imagem do author
Colaborador

Por Cinthia Meibach e Ivonete Soares / Fotos: Divulgação Universal