Em nova campanha mentirosa, mídia inventa que o Bispo Macedo é dono de time de futebol e de marca de mel

Fake news do UOL e da Globo acusam a Universal de manter “interesses comerciais” em ajuda humanitária na Bahia


Por UNIcom

Nos últimos dias, a Igreja Universal do Reino de Deus e o Bispo Edir Macedo têm sofrido mais um ataque sórdido da Imprensa e de perseguidores da fé cristã. Desta vez, o jornal “O Globo” e portal UOL estão espalhando fake news (notícias falsas, em inglês) que acusam o líder espiritual da instituição de ter interesses comerciais em um time de futebol e em uma marca de mel.

O colunista do jornal carioca Lauro Jardim afirmou, em nota publicada no domingo (19), que o Bispo Macedo “possui uma igreja” e estaria “avançando sobre o esporte”, com um time de futebol ligado ao projeto social Nova Canaã, na Bahia.

O intuito de Lauro Jardim é claro: acusar, de modo irresponsável, o Bispo Macedo e a Universal de se apropriarem de recursos e riquezas provenientes de ações sociais, reforçando o preconceito que, há tempos, a Imprensa alimenta contra a Igreja.

Da mesma forma, o jornalista do portal UOL Ricardo Feltrin acusa a Universal e seu líder de manterem “negócios”, ao citar um mel comercializado pelo mesmo programa social.

No sentido popular, a palavra “negócios” traz a conotação de uma iniciativa que visa o lucro, o enriquecimento dos proprietários, o que é totalmente inapropriado e falso.

Além disso, a reportagem tenta escandalizar o leitor com o fato de o Bispo Macedo estar recomendando o consumo do mel produzido pelo projeto Nova Canaã. Mas não há absolutamente nada de errado em uma pessoa pública emprestar sua imagem para uma ação humanitária, no Brasil ou qualquer outro lugar do planeta.

Tanto do mel produzido pelo projeto Nova Canaã, quanto a ação que utiliza o esporte como ferramenta de inclusão social de jovens carentes, também citada na matéria do UOL, são apenas iniciativas de cunho social.

O Departamento de Comunicação Social da Universal (UNIcom) já entrou em contato com os veículos, exigindo que as matérias sejam imediatamente corrigidas.

UNIcom – Departamento de Comunicação Social e de Relações Institucionais da Universal

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em nova campanha mentirosa, mídia inventa que o Bispo Macedo é dono de time de futebol e de marca de mel

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games