Rede aleluia
43 anos da Universal: relembre os acontecimentos mais recentes
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 7 de julho de 2020 - 14:01


43 anos da Universal: relembre os acontecimentos mais recentes

Em mais um ano, a Universal segue ampliando suas ações e só tem feito o bem às pessoas. Confira abaixo essa belíssima trajetória dirigida pelo Espírito Santo

43 anos da Universal: relembre os acontecimentos mais recentes

Nesta quinta-feira, 9 de julho, a Universal completa 43 anos. Do Coreto, no Rio de Janeiro, ao Templo de Salomão, em São Paulo, a Igreja atravessou fronteiras e cruzou oceanos, sem se deixar intimidar pelas perseguições que sempre sofreu.

A força, advinda da fé inteligente, aliada ao sonho de Deus, deu origem a um movimento de fé e, sobretudo, de Salvação: a Igreja Universal do Reino de Deus, fundada pelo Bispo Edir Macedo.

No último ano, muitas ações foram feitas, reuniões especiais realizadas e igrejas inauguradas. Para celebrar a data, o Universal.org separou alguns dos principais acontecimentos mais recentes, a fim de relembrar essa belíssima trajetória dirigida pelo Espírito Santo. Acompanhe a seguir.

Lançamentos e inaugurações

O ano foi marcado pela estreia do filme “Nada a Perder 2”, que conta a trajetória de fé e superação do líder da Universal, Bispo Edir Macedo desde a saída da prisão, em 1992, até a inauguração do Templo, em 2014. O filme liderou a bilheteria nacional.

Uma novidade também marcou o ano: a plataforma de streaming Univer Vídeo passou a transmitir a reunião exclusiva de pastores para os assinantes do serviço.

A Universal inaugurou o segundo templo na cidade de Mosiro, província de Narok, localizada no sudoeste do Quênia.O local é um dos mais secos do continente africano. Lá, vivem 16 mil habitantes, sendo que 13 mil pertencem à tribo massai. Na ocasião, estiveram presentes autoridades da tribo e cerca de 700 pessoas.

A Universal inaugurou o primeiro templo da Igreja em Río Gallegos, capital da província de Santa Cruz, localizada no sul da Argentina, onde há cerca de 170 mil habitantes. A Catedral de Río Gallegos conta com um salão principal para aproximadamente 500 pessoas, um estúdio de televisão, um estúdio de rádio e três salas para o trabalho com as crianças.

inauguração TocantinsTambém no último ano, o povo tocantinense inaugurou um novo local para se encontrar com Deus. A catedral da Universal em Palmas, capital do Tocantins, foi inaugurada pelo Bispo Renato Cardoso (foto à esquerda).

Uma nova catedral da Universal foi edificada na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo. O encontro inaugural foi realizado pelo Bispo Edir Macedo e reuniu cerca de 2.500 pessoas.

O Templo da Glória do Novo Israel, mais conhecido como Catedral Mundial da Fé, sede estadual da Universal no Rio de Janeiro, localizada em Del Castilho, na zona norte do município, foi reinaugurado, também no último ano. Com mais de 20 mil pessoas, a reunião especial foi conduzida pelo Bispo Edir Macedo (foto à direita).

A nova sede da Universal em Teresina, no Piauí, também foi inaugurada neste último ano. A reunião especial de inauguração foi realizada pelo Bispo Renato Cardoso.

Publicações

O livro “Eu venci a depressão” também foi destaque no último ano. A escritora do livro, que é médica e sofreu durante anos com a doença, realizou o lançamento do livro no Templo de Salomão.

Igualmente, o Bispo Edir Macedo lançou o livro “Como vencer suas guerras pela fé”. A proposta da publicação é orientar as pessoas sobre como enfrentar as batalhas espirituais do dia a dia.

O Bispo Macedo também lançou o livro “Gideão e os 300”, que esclarece como um homem comum pôde ser usado por Deus para fazer coisas grandes, algo que pode ser aplicado nos dias de hoje.

O livro “Nos Passos de Jesus”, também de autoria do Bispo Macedo, que é um grande best-seller, foi lançado no idioma alemão, em Berlim, na capital do país europeu. O título já ultrapassou mais de três milhões de cópias vendidas em diversos idiomas.

orixás-caboblos-e-guiasO Bispo Edir Macedo também relançou no Brasil o livro “Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?” (foto à esquerda). A primeira edição da obra, publicada originalmente em 1995, já havia vendido mais de 3 milhões exemplares em todo o mundo. Cerca de 980 mil pessoas compareceram nos eventos de relançamento do livro, que aconteceram em todos os 8.773 templos e catedrais da Universal, por todo o Brasil.

O Bispo Renato Cardoso também lançou um livro sobre o Apocalipse e o fim do mundo. O lançamento de A Terra Vai Pegar Fogo – Você Vai Estar Aqui Para o Apocalipse? aconteceu no Templo de Salomão, em São Paulo.

Templo de Salomão

O Bispo Edir Macedo consagrou a Deus a vida do presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (foto à esquerda). A solenidade aconteceu no Templo de Salomão e foi transmitida para todo o País. Depois da cerimônia, o presidente ainda conheceu as dependências do Templo, bem como o Jardim das Oliveiras e o Memorial.

kaká, ex-jogador, tour, templo de salomãoO ex-jogador Kaká visitou o Templo de Salomão, em São Paulo, no dia 10 de setembro (foto à direita). Ele estava acompanhado da mãe, Simone Leite, e do irmão, também ex-jogador, Didão. O passeio pelo Jardim Bíblico foi conduzido pelo Bispo Sergio Corrêa, pelo Bispo Celso Junior e pelo sacerdote do Templo.

O elenco da novela Topíssima também participou de um tour pelo Templo de Salomão, em São Paulo. Além de visitarem o Jardim Bíblico, o Memorial do Templo e o Santuário, os atores também gravaram o “Talk Show Topíssima”, que foi transmitido pela Univer Vídeo.

Ações sociais

Mais de 10 mil litros de água foram doados pelo grupo Força Jovem Universal (FJU) de Angola. A ação aconteceu no Parque da Independência, em Luanda, a fim de ajudar as vítimas da seca em Cunene, localizada na região sul do país.

Voluntários do Unisocial, projeto que presta assistência às comunidades carentes, visitaram a aldeia de Mafavuka, localizada a 75km da capital de Moçambique, para oferecer cestas básicas às famílias que estão vivendo uma situação de vulnerabilidade. Apenas 18% da população carente recebe o subsídio social básico distribuído pelo Estado, explicou o diretor nacional de Assistência Social de Moçambique, Moisés Comiche.

No último ano, um prédio residencial de sete andares desabou no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, capital do Ceará. De acordo com a Defesa Civil, ao menos, nove pessoas morreram e sete foram retiradas vivas dos escombros.

Desabamento Fortaleza

Na época, cerca de 200 voluntários da Universal se deslocaram ao endereço para prestar auxílio ao Corpo de Bombeiros (foto à esquerda). Água, refeições e frutas foram levadas aos profissionais. Além disso, voluntários técnicos de enfermagem também prestaram atendimento de primeiros socorros.

Semelhantemente, em Londres, capital da Inglaterra, voluntários do Unisocial se espalharam pelas ruas e comunidades para a distribuição de refeições quentes, brinquedos, cobertores, luvas e agasalhos para a população que vive em situação de rua.

No Brasil, o projeto Anjos da Madrugada, que atende pessoas em situação de rua, iniciou a ação “Banho do Bem” (foto à direita), que oferece banhos com água quente, roupas limpas e a possibilidade de um recomeço.

Para isso, os voluntários utilizam uma carreta com duas cabines de banho (uma feminina e outra masculina) com um reservatório de água acoplado. O transporte percorre áreas frequentadas por pessoas em situação de rua.

Este ano, a Universal também promoveu o “Namoro Blindado In Concert“. O encontro reuniu mais de 40 mil pessoas no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, além de 150 mil em diversas localidades do Brasil e do mundo, graças à transmissão feita pela Univer Vídeo, redes sociais e videoconferência. O público vibrou com espetáculos de dança, teatro, shows musicais, competições e sorteios.

Fake News

Historicamente, a Universal tem sido vítima de fake news (notícias falsas).

No último ano, a Universal recebeu um direito de resposta contra a emissora de televisão TVI, em Portugal, que divulgou uma falsa acusação sobre adoções ilegais de crianças.

A Justiça de Portugal arquivou o processo, provando que jamais foram cometidos tais crimes. Maria de Fátima, uma das mães que mentiram sobre o assunto, reconheceu que era falsa a acusação.

Uma fake news também espalhou que a Universal instalou colunas de metal em portas dos templos para impedir que pessoas em situação de rua permanecessem no local. A informação falsa também foi desmentida.

Fake news atacam Universal em redes sociaisEm meio à pandemia da COVID-19, uma imagem falsa circulou pela internet dizendo que a Universal estaria vendendo álcool em gel ungido para combater o novo coronavírus (foto à esquerda). Um programa de televisão, que ajudou a divulgar a informação falsa, precisou se retratar com o público.

Recentemente, em Angola, um grupo de homens desligados do corpo de pastores da Universal invadiu os templos do país africano com violência e espalharam fake news sobre a Igreja. Pelas leis angolanas, eles são considerados criminosos.

Pandemia

Durante a pandemia da COVID-19, no Brasil, as igrejas tiveram de baixar as portas e os cultos não puderam ser realizados presencialmente. Contudo, a Universal não parou.

Os cultos passaram a ser transmitidos pela internet e pela televisão. Além disso, a Universal intensificou suas ações sociais pelo Brasil e pelo mundo (foto à esquerda) para ajudar as pessoas que não podiam trabalhar por causa da estratégia de quarentena, usada na tentativa de conter o avanço da doença.

Desde o início desta crise, 459 mil voluntários dos programas sociais da Universal já foram mobilizados para ajudar os mais necessitados, como moradores de comunidades carentes, pessoas em situação de rua, detentos, idosos, doentes, entre outros.

As iniciativas da Universal já distribuíram 22 mil toneladas em cestas básicas e alimentos in natura, 243 mil refeições, 80 mil litros de suco, 66 mil litros de leite, 410 mil litros de água, entre outros itens. Veja no fim deste texto o levantamento completo das ações.

A pandemia também afastou as pessoas dos hemocentros do País, fazendo com que os estoques dos bancos de sangue diminuíssem. Todavia, a Universal disponibilizou seus templos para a realização de coletas do material. A iniciativa beneficiou mais de 23 mil pessoas (foto à direita).

A banda Universos também trouxe novidades. Em meio à pandemia, a banda lançou o single “Novo Tempo”. A canção tem o objetivo de incentivar uma mudança de mentalidade: o abandono do sentimento de solidão (gerado pelo confinamento da quarentena) em uma perspectiva de oportunidades.

Fogueira Santa

No momento, toda a Universal está vivendo a fé da Fogueira Santa, tal qual fez Gideão nos tempos bíblicos.

Esse propósito especial tem como objetivo colocar a fé em prática no Deus Todo-Poderoso. E, por meio dessa iniciativa, acontecem transformações completas de vida.

Você pode acompanhar a oração especial em favor desse propósito especial, de segunda a sexta-feira, às 23h30, ao vivo pela Rede Aleluia de rádio (99,5 FM), Univer Vídeo, pelo Facebook da Universal.

E, assim como aconteceu nos tempos bíblicos, nos dias de hoje, a Universal vive essa fé no Altíssimo. De conquistas em conquistas, de Altar em Altar. São 43 anos de crescimento e muitas outras vitórias estão por vir, para a glória de Deus.


43 anos da Universal: relembre os acontecimentos mais recentes
  • Rafaela Dias / Fotos: Arquivo Universal  


reportar erro