Projeto “Banho do Bem” leva dignidade aos moradores de rua

Carreta leva banho, roupa limpa, comida e uma chance de recomeço a quem perdeu tudo

Imagem de capa - Projeto “Banho do Bem” leva dignidade aos moradores de rua

O projeto Anjos da Madrugada – programa social da Igreja Universal do Reino de Deus que visa recuperar pessoas em situação de rua – deu início nesta terça (10) ao projeto “Banho do Bem”, que consiste em proporcionar aos moradores de rua banho com água quente, roupas limpas e a possibilidade de começar uma nova vida.

A ação consiste em uma carreta com duas cabines de banho, uma feminina e outra masculina, com reservatório de água acoplado, que percorrerá áreas frequentadas por moradores de rua. A iniciativa foi possível graças a uma campanha lançada pelo programa social na internet em outubro, para arrecadar 25 mil reais em doações.

O responsável pelo grupo da Evangelização no Brasil, Leandro Zangarini, afirma que o trabalho realizado com essas pessoas em situação de rua é importante porque são cidadãos que têm carências que vão além da falta de moradia e alimentação.

“Eles têm a saúde afetada pela falta de uma higiene pessoal adequada. O fato de não poder tomar banho, também dificulta o processo de ressocialização deles, que começa por obter um trabalho. Pensando nisso conseguimos doações para adquirir a carretinha, e assim devolver a dignidade desses moradores de rua. Temos visto nascer a esperança dentro dos olhos de cada um deles”, explica.

Nessa primeira ação, os voluntários atenderam 40 pessoas em situação de rua, no Centro de São Paulo (SP). Cada morador também recebeu roupas limpas, chinelo, kit de higiene pessoal, lanche e corte de cabelo.

Um dos moradores ajudado na noite desta terça, relatou que já ficou 20 dias sem tomar banho. Quando não, tomou um banho improvisado no cemitério. Uma situação desconfortável, pois era em uma torneira de água fria. Outro morador descreveu que estava 14 dias sem tomar uma ducha. Agora, limpo e com a roupa nova, ele quer procurar um lugar melhor para ficar e tentar uma oportunidade para mudar de vida.

População de rua cresce 60%

Em atendimento a esse segmento social marginalizado, os Anjos da Madrugada realizam ações semanais de distribuição de roupas, calçados, cobertores a material de higiene pessoal, além de servir refeições completas. Prestam, ainda, diversos serviços gratuitos, como manicure e cabeleireiro, assistência social, médica e jurídica.

O “Censo da População em Situação de Rua 2019”, divulgado pela Prefeitura de São Paulo revela que a cidade possui 24.344 pessoas em situação de rua. Esse número é aproximadamente 60% maior, em comparação ao último Censo realizado em 2015, quando foram identificados 15.905 cidadãos.

De acordo com o estudo, metade dessas pessoas estão em situação de rua devido a conflitos familiares.

imagem do author
Colaborador

UNIcom