Mesmo com quarentena, campanha de doação de sangue consegue ajudar 23 mil doentes

Programa social que já beneficiou 93 mil pessoas no primeiro trimestre de 2020 faz parceria com hemocentros para ajudar bancos de sangue

Imagem de capa - Mesmo com quarentena, campanha de doação de sangue consegue ajudar 23 mil doentes

O Grupo da Saúde – programa social da Igreja Universal do Reino de Deus que presta auxílio a doentes e a profissionais da área – organizou uma campanha nacional que teve início no 1º de abril, e já mobilizou 5.896 doadores de sangue.

A ação conta com templos da Universal para realizar a coleta de sangue dos doadores voluntários. A iniciativa beneficiará 23.584 pessoas até o momento, e tem como objetivo ajudar os hemocentros do país que estavam em níveis críticos devido à pandemia do Covid-19.

Neste mês de março, muitos brasileiros passaram a viver uma realidade diferente, do isolamento social. Agora, os bancos de sangue têm que lidar com uma queda drástica do número de doadores, gerando uma crise nos hemocentros do país. Por exemplo, no final de março, em São Paulo havia um déficit de 50%.

O responsável pelo programa social, Eduardo Ribeiro, explica que antes, este apoio era feito direcionando os voluntários aos bancos de sangue. Porém, as pessoas estão com medo de sair de casa para ir até o hemocentro.

“Abrir as portas da Igreja facilitou trazermos os bancos de sangue para mais perto dos doadores. Não podemos fazer os cultos, mas continuamos ajudando a sociedade de uma forma ou de outra”, destacou Eduardo.

A voluntária Virgínia Ramos passou por um problema de saúde no passado e sabe o quanto é importante ser doador.

“Teve um momento da minha vida em que eu estava debilitada e contei com a ajuda de amigos e familiares para pedir doações em lugares públicos. Logo que eu recuperei a saúde, sabia que eu tinha que fazer algo para retribuir, e desde então sou doadora”, relata.

A Universal tem disponibilizado seus templos para servir de postos de coleta de sangue. Para isso, a Secretaria de Saúde de cada localidade faz uma avaliação do espaço e libera para os bancos de sangue montarem as suas instalações.

Ajuda de sempre

De janeiro até março de 2020, o Grupo Saúde mobilizou 23.304 doadores em todo o Brasil, beneficiando cerca de 93.216 doentes.

Devido ao caráter emergencial desse momento de epidemia do coronavírus, com as novas doações de sangue dos 5.896 doadores será possível alcançar mais 23.584 enfermos.

Sendo assim, neste ano a Universal beneficiou 116.800 pessoas por meio de suas campanhas em apoio aos bancos de sangue de todo país.

UNIcom – Departamento de Comunicação Social e Relações Institucionais da Universal

imagem do author
Colaborador

UNIcom