Lançamento do livro “Eu venci a depressão”

Com tiragem inicial de 50 mil exemplares, a obra já está disponível em todos os templos da Universal do País e nas principais livrarias

Imagem de capa - Lançamento do livro “Eu venci a depressão”

Durante quatro anos, a médica pediatra Eunice Higuchi esteve afundada numa severa depressão. Na época, ela já era uma profissional da saúde experiente e, naturalmente, foi buscar na medicina a cura para o seu problema.

Mas, outro acontecimento veio agravar ainda mais o quadro emocional da médica: o psiquiatra com quem ela fazia tratamento cometeu suicídio. Ele também era uma vítima da depressão.

O que fazer? A partir de então, ela percorreu vários caminhos, esteve em vários lugares em busca de uma resposta para os seus questionamentos e, principalmente, em busca da cura.

Até que, finalmente, ela a encontrou no lugar no qual ela jamais pensou em pisar.

Hoje, passados 25 anos – dos quais, 20 já completamente curada -, sua história pode ser lida no livro “Eu venci a depressão”, lançado oficialmente no dia 13 de setembro, em todo Brasil.

Em São Paulo, o lançamento, com direito à sessão de autógrafos, aconteceu no Templo de Salomão, às 12h e às 20h. Mas o livro já chegou a todos os templos  da Universal do Brasil.

A médica que venceu a doença do século

Para a autora, “a literatura foi uma forma que eu encontrei de ajudar esse público a distância. Em breve, também pretendo lançar o livro em outros países”, revela.

Para escrever o livro a doutora Eunice contou com a ajuda do filho, hoje, Pastor Guilherme Munhoz, que dos quatro filhos foi o que acompanhou mais de perto o drama da mãe.

“Como eu a acompanhava em muitos lugares diferentes, eu a ajudei a se lembrar de muitas coisas que ela já havia esquecido. Então, a minha participação no livro foi mais ajudar lembrar cada acontecimento”, declara.

Embora fosse ainda muito jovem naquele período, Guilherme exerceu um papel muito importante na vida da mãe, de estar perto, apoiar, ouvir e entender. Inclusive, estes são alguns pontos abordados no livro: como a família deve lidar com o depressivo e como identificar os sintomas da depressão.

“É um livro para ajudar tanto a pessoa depressiva, como também os familiares e amigos que têm enfrentado a depressão, não na vida deles, mas na vida de pessoas próximas, como amigos, colegas de trabalho ou entes queridos”, explica o Pastor Guilherme.

“Foram muitos meses dedicados a este livro e acreditamos que vai ser um grande sucesso. A história dela é muito convincente”, afirma o Pastor Marcos Xavier, (foto acima) diretor executivo da Unipro, editora responsável pela edição, publicação e distribuição da obra, que conta com uma tiragem inicial de 50 mil exemplares.

A cura da depressão

A professora Débora Costa Matheus (foto ao lado), que, recentemente, participou do programa Entrelinhas e também teve a vida devastada pela doença, mas também a venceu, fez questão de comparecer para prestigiar o lançamento.

“É muita alegria poder, por meio deste livro, mostrar para tantas pessoas que estão sofrendo com a doença, que é possível vencê-la”, declarou a professora, que pretende presentear outras pessoas com o livro.

Prestígio ao lançamento

Entre as pessoas que adquiriram o livro também estava Maria Inês Venâncio dos Santos, de 53 anos, que pretende levá-lo para a irmã de uma amiga, que está com depressão. “Eu tenho muita fé que o livro vai ajudar tanto ela como as irmãs”, declarou.

Já Lúcia Leonardo está vivendo o drama dentro da própria família. Trata-se do seu filho, que foi diagnosticado com depressão e se recusa ir ao médico ou à igreja.  No entanto, ela diz que vai ler o livro primeiro. “No começo, eu brigava com ele, mas depois vi que esse não era o caminho.  Eu quero ler o livro para saber onde eu estou errando e o que eu posso fazer para melhorar.  Eu quero ver, pela experiência da doutora Eunice, o que eu posso fazer por ele”.

Especialistas da área da saúde e de outras áreas prestigiam o lançamento do livro 

O anestesista Alexandre Teruya (foto ao lado) esteve presente no lançamento do livro e fez questão de parabenizar a médica pela iniciativa. “Eu achei ótimo, é a cara da doutora Eunice, tudo o que ela passou e como ela encara essa patologia. Percebemos que a vontade dela é de ajudar as pessoas. Por isso, estamos todos aqui empenhados para que este livro seja um sucesso”, declarou.

Para a psicóloga Thais Della Tonia, (foto ao lado) que atende no Instituto da Próstata e no Hospital Moriah, a história de vida da doutora Eunice mostra a realidade de muitas pessoas. “Estava folheando o livro e vi que ele mostra a realidade, a história dela é muito bonita, de muita superação. Acho que só quem convive de perto com a depressão, seja quem teve ou quem tem, ou familiares, sabe como ela realmente desestrutura qualquer pessoa. A depressão não vê dinheiro, não vê classe, não vê nada. Mas, quem conhece a Deus, sabe também como a fé pode curar e mudar, independentemente da medicina”, disse.

Durante o Programa Entrelinhas do último dia 8, o Bispo Edir Macedo fez questão de falar do livro: “Isso aqui é um tesouro que dá as dicas de como a Palavra de Deus funciona na vida daqueles que a praticam. Quando a pessoa aplica a Palavra de Deus na vida dela, tem que trazer resultado”, enfatizou.

O livro já está disponível nas principais livrarias do País e no Arcacenter. Para adquirir acesse aqui.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal e Sabrina Marques / Fotos: Demetrio Koch