O que está por trás da depressão

Bispo Macedo participou do programa Entrelinhas e analisou o assunto. Assista pelo Univer Vídeo

Imagem de capa - O que está por trás da depressão

Com apresentação do Bispo Edir Macedo e do Bispo Adilson Silva, o programa Entrelinhas do último domingo (8), deu continuidade ao tema “Depressão”.

A doutora Eunice Higuchi esteve presente nos estúdios novamente, mas, desta vez, acompanhada do filho, Guilherme Munhoz, que tinha apenas 9 anos de idade quando conviveu com o drama da mãe, que sofreu com a depressão.

Outra participação especial foi da professora Débora Costa Matheus, que contou como a vida dela foi devastada pela doença –  em um curto espaço de tempo -, e como a venceu.

“Ninguém melhor para falar do que é depressão do que as pessoas que, um dia, estiveram depressivas”, argumentou o Bispo Macedo, ao iniciar o programa.

Ao contrário da maioria das pessoas que sofre com depressão, Débora não havia tido nenhuma perda significativa quando começou a apresentar os primeiros sinais da doença. Ela conta que estava vivendo, inclusive, uma ótima fase, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Leia também:

Elas venceram a depressão por meio da fé

Depressão: Brasileiro tem vergonha de assumir a doença

Uma vida devastada pela depressão

Mas, surpreendentemente, a primeira crise de síndrome do pânico – que foi o primeiro sintoma -, aconteceu em meio a um passeio com a família.

Ela relata que, de repente, começou a passar muito mal e a sensação que tinha era de que ia morrer. “A princípio, achei que era uma queda de pressão. Eu saí do carro para tomar algo para restabelecer a pressão. Mas não consegui restabelecer. Eu fui piorando, piorando, desfalecendo, a ponto de um policial me colocar numa viatura e me levar para uma unidade médica”, recorda-se.

A partir de então, as crises foram se intensificando e acontecendo com mais frequência.

“É muito angustiante, porque por mais que você tente reagir, seu corpo não responde. Você busca ajuda, terapia, medicamentos e nada resolve. Embora, tenha sido por pouco tempo, ela foi devastadora, porque veio muito forte a ponto de eu não conseguir mais me locomover sozinha. E quando eu não conseguia mais me alimentar – nem mesmo com líquidos -, e já tinha emagrecido bastante, meus familiares pensaram em me internar  em um hospital psiquiátrico”, conta.

A dor dos entes queridos

Inevitavelmente, a família da vítima também é afetada, pois além de sentir a dor do ente querido, sofre por se sentir incapaz de ajudar e, em muitos casos, pelo sentimento de culpa. Ou seja, por pensar que pode não estar sendo boa o suficiente para fazer aquela pessoa feliz.

Era exatamente assim que Guilherme se sentia em relação à mãe. “Eu, como filho, pensava: ‘será que eu não sou um filho bom o suficiente para minha mãe ser feliz? ’ A gente procura fazer de tudo, achando que pode compensar de alguma forma a dor que ela sente”, desabafa Guilherme.

Causa e solução

Embora a maioria dos casos de depressão seja desencadeado por alguma perda – afetiva ou financeira -, a história da professora Débora veio nos mostrar que nem sempre ela é o fator determinante.

O Bispo Macedo cita o rei Salomão como exemplo: “Ele tinha tudo, tinha o mundo aos seus pés e, mesmo assim, sofria na alma. Ele não tinha a fé viva no Deus vivo, porque, naquela ocasião, tinha abandonado a fé no Senhor. Então, estava em profunda depressão, odiando a tudo e confessando que tudo era vaidade”. (Leia Eclesiastes 2 a partir do versículo 4)

Para o Bispo Macedo, qualquer que seja a depressão, profunda ou rasa, a solução está na Palavra de Deus.

“Salomão tinha a vida que, aparentemente, reunia todas as condições que as pessoas consideram necessárias para ter uma vida feliz. Mas, o problema está dentro da pessoa, tanto do rico quanto do pobre”, argumenta o Bispo Adilson Silva.

Afinal, o que está por trás da depressão?

Mas, felizmente, assim como Salomão, a professora Débora e a doutora Eunice, depois uma longa busca, encontraram a resposta que procuravam para alcançar a cura definitiva para os tormentos que viviam.

Para saber o desfecho da história delas e o que realmente está por trás da depressão, assista ao programa na íntegra pelo Univer Vídeo. Acesse a plataforma e assista, também, a outros conteúdos disponíveis aos assinantes.

 

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: cedidas