Depressão: brasileiro tem vergonha de assumir a doença

Menosprezar o poder devastador da enfermidade impossibilita a busca por ajuda

Imagem de capa - Depressão: brasileiro tem vergonha de assumir a doença

O brasileiro tem vergonha de confessar que está em depressão. Essa é a conclusão a que chegou um estudo realizado pelo instituto Ibope. De acordo com os resultados, quem possui a doença não se sente confortável para falar sobre ela ou buscar ajuda. E isso se deve, principalmente, à ignorância em relação à enfermidade.

O Brasil possui mais de 12 milhões de deprimidos. Isso equivale a 5,8% da população brasileira. Esse número está acima da média mundial de depressivos, que chega a 4,4%.

Apesar de o país possuir tantas pessoas com a doença, ainda são poucas as que buscam ajuda.

Vergonha de confessar a doença

Durante edição especial do programa Entrelinhas, o Bispo Renato Cardoso falou sobre a depressão. De acordo com ele, “a pessoa que sofre com a depressão normalmente é mal-entendida, mal-interpretada. E, muitas vezes, até julgada como se fosse uma pessoa que está agindo com frescura. Alguém que não quer trabalhar, que  é preguiçosa. Esses são os termos que, muitas vezes, o depressivo ouve”.

Isso se reflete nos dados da pesquisa do Ibope que afirmam que 29% dos homens brasileiros acreditam que a doença é um “sinal de fraqueza” ou falta de força de vontade da pessoa.

Segundo o Bispo, esse tratamento que o deprimido recebe faz com ele piore. “Isso porque a pessoa se sente incompreendida e culpada.  Por isso, ela quer se isolar cada vez mais das pessoas próximas ”.

Certamente, esse é o motivo pelo qual 63% das pessoas que têm entre 25 e 34 anos de idade não contariam para a família que têm depressão. A vergonha de apresentar essa “fraqueza” os impediria de buscar ajuda.

Depressão não é fraqueza

A mesma pesquisa do Ibope revelou que 23% dos adolescentes entre 13 e 17 anos enxergam o transtorno mental como um “momento de tristeza”. Mas, isso não é verdade. A depressão é muito mais do que estar triste, é uma doença grave.

Outro dado relevante é a crença que 55% dos homens possuem. Para eles, ser alegre é o bastante para vencer a depressão.

Tudo isso, evidentemente, é mentira. Que o diga o engenheiro Paulo Despotopoulos, que sofreu com a depressão, a ponto de não ter mais forças para lutar. Para ele, a morte era uma saída bem-vinda.

“A depressão é uma das piores coisas que podem acontecer com o ser humano, porque ela é silenciosa e devastadora”, conta Paulo. “Você, simplesmente, não sabe mais quem você é. Se detesta, perde a vontade de se cuidar, não quer tomar banho, não quer se pentear, não se incomoda com a sua roupa. Você não se incomoda com nada”, pontua.

O que desencadeou a depressão em Paulo foram casamentos fracassados. Após a terceira separação, ele perdeu a própria identidade. Como ele mesmo relembra, nem sequer sabia quem era.

“Fiquei sem comer, perdi muitos quilos, não tinha mais vontade de trabalhar. Eu reconheci que precisava de ajuda. Do contrário, eu sabia que iria enlouquecer”, revela. “Eu cheguei a pedir a morte várias vezes: morte, por favor, me leva.”

Paulo tentou tomar remédios, praticar esportes, seguir adiante. Nada adiantava. Não havia alegria ou força de vontade capazes de fazê-lo querer continuar a viver. Isso até que ele conheceu a Deus.

Assista ao testemunho completo de Paulo no vídeo abaixo e entenda como ele alcançou a cura:

Por que somente Deus pôde ajudar Paulo?

Ainda durante o programa Entrelinhas, o Bispo Renato esclareceu que “na prática, nós entendemos o seguinte: o problema da depressão é de cunho espiritual”.

Por isso, psiquiatras, drogas ou atividades diversas não são capazes de ajudar o depressivo. Apenas Deus pode ser o “remédio” para essa doença da alma.

Portanto, se você precisa de ajuda, busque-a, como fez Paulo, do testemunho acima.

Todas as sextas-feiras, a Universal realiza a Sessão de Descarrego. Ao meio-dia, especialmente, durante a reunião, acontece o tratamento para a cura da depressão. Participe.

No Templo de Salomão, que está localizado na Avenida Celso Garcia, 605, Brás (São Paulo – SP) ou você, também, pode participar na Universal mais próxima de sua casa Clique aqui e saiba o endereço.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images