Universal 44 anos: relembre os principais acontecimentos neste último ano

No último ano, muitas coisas aconteceram, famílias foram alcançadas e vidas transformadas. Veja alguns momentos e saiba como celebrar a data

Imagem de capa - Universal 44 anos: relembre os principais acontecimentos neste último ano

Nesta sexta-feira, 9 de julho, a Universal completa 44 anos. Mais de quatro décadas se passaram, desde que o Bispo Edir Macedo, no coreto do Méier, no Rio de Janeiro, deu início a uma trajetória de pregação do Evangelho e obras sociais pelo Brasil e pelo mundo.

Desde o último aniversário, muitas coisas aconteceram na Universal. Nesta reportagem, separamos algumas ações feitas ao longo do ano.

Ações sociais mais intensas

Em meio à pandemia, a Universal intensificou suas obras sociais, para amparar aqueles que foram prejudicados financeiramente, durante o período.

Mais de 170 mil caminhoneiros foram alcançados em uma única ação da Universal, aqueles que foram afetados pelas medidas restritivas, para conter o novo coronavírus no País. Em agosto do ano passado, uma única comunidade carente recebeu mais de 10 toneladas de alimentos, doados por voluntários da Universal. Outra comunidade, no estado de Santa Catarina, recebeu mais de 4 toneladas de alimentos, em uma única ação do Unisocial. 

Até aquele momento, mais de 8,3 milhões de pessoas já tinham sido atendidas pelos programas sociais, mantidos pela instituição. 

As ações, no entanto, não aconteceram apenas no Brasil. Em Portugal, dezenas de pessoas foram atendidas pelas ações do Unisocial.

Nas Filipinas, vítimas de tufões também foram amparados pelos grupos da Universal.

Já na índia, voluntários levaram alimento físico e espiritual a moradores de comunidade em Chennai.  

As ações aconteceram em diversos Países. Em Madagascar, por exemplo, mais de 3,5 mil famílias foram beneficiadas em uma única ação dos voluntários.

Combate ao Coronavírus 

Além de alimentos físicos e espirituais, a Universal também colaborou em ações no combate à COVID-19. Na República Dominicana, mais de 1.500 máscaras foram distribuídas à população. Além disso, os voluntários ainda levaram conscientização sobre o momento em que vivemos.

No Amazonas, no norte do País, quando o estado enfrenta crise de abastecimento de oxigênio, a Universal também se fez presente. Mais de 1.200 voluntários foram mobilizados para colaborar no transporte de oxigênio, na distribuição de EPI’s aos profissionais da saúde, tais como máscaras, toucas, aventais, luvas e protetores de calçados. Além disso, os voluntários da Universal também ofereceram lanches, sopas e cafés.

A Universal, ainda, cedeu espaços como ponto de vacinação, em todo o País. Sorocaba, no interior de São Paulo, João Pessoa, na Paraíba e Flórida, nos Estados Unidos, são exemplos de cidades onde a Universal cedeu seus espaços e mobilizou voluntários para auxiliar na vacinação da população. 

Em meio à pandemia, muitos também tiveram grandes problemas emocionais e psicológicos. Por isso, a Universal também ampliou seus trabalhos para ajudar pessoas que têm sofrido com depressão e ansiedade.

Ano passado, pastores, suas esposas e obreiros da Universal promoveram um plantão na madrugada para atender aos desesperados que vagavam pela noite na cidade. A ação aconteceu em Santa Cecília, bairro da capital paulista (SP) e nos bairros cariocas Leblon e Botafogo (RJ), entre 00h e 6h. 

Voluntários do projeto HELP FJU espalharam cartinhas de esperança para aqueles que sofrem com doenças emocionais. A ação aconteceu em todo o País. 

Angola

Durante o último ano, o Brasil e o mundo acompanhou o show de arbitrariedade contra missionários brasileiros que serviam a Deus em Angola.

A situação era tão complicada, que chamou atenção de autoridades brasileiras, em meio à onda de ataques e agressões. O presidente Jair Bolsonaro chegou a enviar uma carta ao presidente de Angola, João Lourenço, mas não foi o suficiente.

No dia 12 de maio, o primeiro grupo de missionários brasileiros, deportados ilegalmente de Angola, chegou ao Brasil. O Bispo Edir Macedo, ao lado do Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, e demais Bispos e Pastores, estavam na área de desembarque do terminal 3 do aeroporto para recebê-los. 

Desde a primeira deportação, já são 103 missionários, que tiveram de deixar suas vidas, o povo de Deus  e, muitas vezes, suas famílias em Angola.

As deportações ilegais foram tema do programa “Entrelinhas”, exibido pelo Univer Vídeo. Os pastores e suas esposas contaram com detalhes tudo o que aconteceu e por que foram deportados. 

Eventos e lançamentos

Este ano também foi marcado por acontecimentos que marcaram a todos os membros da Universal, como o Jejum de Daniel. Neste período de um ano, o propósito de fé aconteceu duas vezes. Em dezembro de 2020 e março de 2021.

Além deste propósito de fé, também aconteceu a Fogueira Santa de Israel, onde os que creram depositaram suas vidas no Altar para a mudança completa. Bispo e Pastores do Brasil e do mundo se reuniram, no Templo de Salomão, para o grande clamor pelos pedidos das pessoas.

Neste ano que passou, o Bispo Edir Macedo também lançou seu novo livro “O Ministério do Espírito Santo”, que traz respostas para as dúvidas a respeito da Terceira Pessoa da Trindade Divina – o Espírito Santo – e a Quem, o próprio Senhor Jesus rogou ao Pai para que nos enviasse.

No período, milhares de pessoas celebraram o casamento, durante a Celebração dos Casamentos. No Templo de Salomão, a cerimônia foi conduzida por Renato Cardoso.

Ainda falando sobre a Terapia do Amor, desde de janeiro, os participantes da palestra têm aprendido mais sobre o amor inteligente, na série de palestras “Casais de Gênesis”, que tem estudado desde Adão e Eva até José e Azenate. 

Os solteiros da Terapia do Amor ainda tiveram duas grandes oportunidades de conhecer alguém especial. A “Hora dos Solteiros”, que aconteceu em fevereiro deste ano, com a participação de Renato e Cristiane Cardoso e o lançamento do aplicativo “Quero Te Conhecer”. 

Além disso, os membros da Universal também têm participado da série de reuniões sobre as sete manifestações do Espírito, que começou logo no início do ano. 

O Univer Vídeo também preparou novidades durante este último ano. Em dezembro, chegou à plataforma o documentário “O Arquiteto do Universo”, que mostra os detalhes da criação de Deus. 

Outro conteúdo que o Univer disponibilizou foi o “Telestai” que, em seus 11 episódios, conta a história do plano de Salvação, desde o Jardim do Éden até a ressurreição de Jesus Cristo.

“O Início do Fim” também chegou à plataforma, neste último ano. A produção mostra evidências geológicas e estatísticas que muitos acreditam comprovar que finalmente a Tribulação está bem próxima. Além disso, traz informações inovadoras e entrevistas com renomados especialistas em teologia. 

Uma história impactante também chegou ao Univer, neste período. “O vestido roxo” conta a a trajetória de Walt Heyer, que teve uma infância marcada por abusos sexuais e incentivo da avó para que o neto se vestisse como menina. O jovem viveu em muitos conflitos identitários. Essas duras experiências o fizeram se questionar sobre sua sexualidade. Contudo, um dia Walt resolveu procurar um especialista e foi diagnosticado com disforia de gênero. 

Já na TV aberta, o público pode contar com mais uma grade de programação. Em março, aconteceu a estreia da programação TV Templo, que é focada, especialmente, nos acontecimentos do Templo de Salomão. 

Além da TV Templo também, o público também recebeu uma nova novela bíblica, em horário nobre. A superprodução da Record TV tem mostrado a origem do mundo e as histórias de grandes heróis da fé, descritos no livro de Gênesis. 

A Banda Universos também tem feito parte desta super produção. Diversas músicas foram produzidas pela banda, especialmente para a novela, A Banda produziu as músicasEva”, “Lamento de Noé”, “Sementes ao vento”, “Punhado de areia”, “Lembranças”, “Isaque” e “As marcas desse amor”, para a novela. 

Além dessas canções, a Banda Universos também lançou as músicas “Existe Alguém Digno”, “As vestes brancas”, “Faz diferente”, “Solidão”, “Betel”. E ainda regravou grandes clássicos da música cristã brasileira, que fizeram parte do álbum “Clássicos por Banda Universos”.

Fake News

Como em todos os anos, nestes últimos 365 dias a Universal também foi alvo de notícias falsas. Circulou pelo WhatsApp uma mensagem oferecendo cestas básicas em nome do Unisocial, programa social da Igreja Universal do Reino de Deus, o que era um golpe. 

O nome da Universal também foi utilizado em uma tentativa de fraude, na plataforma “Mercado Livre”, que anunciava a venda de uma embalagem de “cotonete [sic] do Bispo Macedo ungido”, por R$339.

A Universal também foi acusada de se beneficiar do “perdão a dívida bilionária de igrejas”, o que é uma mentira, já que a Universal paga com muito rigor todos os tributos que lhes são devidos. 

Também circulou pelo Twitter uma fake news afirmando que a Igreja Universal do Reino de Deus teria veiculado um vídeo “racista” contra a cantora Beyoncé. O assunto chegou aos trending topics da rede social, como um dos temas mais comentados no Brasil, mas também não passava de mais uma Fake News.

Um site também tentou engatar uma notícia mentirosa contra a Universal, dizendo que a instituição estaria recrutando ex-pastor para trabalhar como servente de pedreiro, sem remuneração por dois anos. Uma mentira que logo foi combatida. 

A Universal ainda foi acusada de pedir que os fiéis doassem o auxílio emergencial, que foi concedido à população brasileira, em meio à pandemia. Contudo, isso não passou de mais uma mentira criada pela Folha de S. Paulo, que foi respondida pelo Bispo Renato Cardoso. 

Quebra das amarrações espirituais

A Universal é conhecida, também, pelo seu forte trabalho de quebra de maldições às sextas-feiras. Nesta sexta-feira, 9 de julho, aniversário de 44 anos da Universal, não seria diferente, pelo contrário, a reunião será mais do que especial.

Bispos, Pastores e obreiros estarão em todos os templos para a quebra das amarrações espirituais. Por isso, se você sente que precisa ser livre de amarrações que não deixam sua vida caminhar para frente, participe de uma reunião, na Universal mais próxima de você. Clique aqui e saiba mais.

No Templo de Salomão, localizado na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, as reuniões acontecerão às 7h, 10h, 12h, 15h e às 20h. Ou se preferir, procure uma Universal mais próxima de sua casa. Clique aqui e veja o endereço.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: Divulgação