Voluntários visitam uma das cidades mais atingidas pelo terremoto na Síria
Já são mais de 41 mil mortes. Saiba mais
No dia 6 de fevereiro, um grande terremoto surgiu com o epicentro na cidade de Kahramanmaraş, na Turquia. Segundo informações oficiais, de 14 de fevereiro, já passam de 41 mil mortes. Assim, ele foi superior ao registro do terremoto de 1939, o maior até então, com 32 mil falecimentos.
Cenário de destruição:
Em sua rede social, o Bispo Domingos Siqueira compartilhou imagens feitas por voluntários que visitaram uma das cidades mais atingidas pelo terremoto na Síria. Confira:
Ver essa foto no Instagram
- Em conversa com o Universal.org, um dos voluntários explicou: “O cenário que eu encontrei foi de guerra. Mas estamos sempre prontos para atuar nesse sentido. Eu encontrei pessoas morando em tendas, vivendo na rua”. Ao todo, foram distribuídas cerca de cem cestas básicas contendo mantimentos para ajudar a população (incluindo garrafas de água e cobertores). Os voluntários também levaram apoio emocional e psicológico para as pessoas que foram alcançadas pelas doações.
- No local, igualmente, o grupo de assistência trouxe sorriso e diversão para as crianças. Elas ganharam brinquedos e realizaram atividades lúdicas. Na Turquia, aproximadamente 4,6 milhões crianças moram nas regiões atingidas pelo terremoto e são 2,5 milhões na Síria, segundo a UNICEF, o que acende um alerta para a situação delas junto às organizações internacionais e transnacionais.
O quadro geral:
- A agência oficial de notícias da Turquia, Anadolu Agency, informou que são mais de 35 mil mortos no país. E a rede de mídia Al Jazeera, que pertence ao governo da monarquia do Catar, apontou mais de 5 mil falecimentos.
- O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, informou pelas redes sociais: “Declaramos 10 províncias onde os terremotos foram experimentados como zonas de desastre efetivas na vida em geral. A fim de garantir que as atividades de busca e salvamento e os trabalhos subsequentes possam ser realizados rapidamente, decidimos declarar Estado de Emergência por 3 meses em 10 províncias de acordo com o Artigo 119 da Constituição”.
- A estratégia, agora, é auxiliar a enorme população desabrigada, embora as ações de resgate continuem (e tem sido possível encontrar pessoas com vida).
- No lado sírio, a situação é ainda mais complicada porque o país enfrenta uma guerra civil desde 2011, envolvendo grupos de oposição contra o presidente Bashar al-Assad.
Leia também:
- Na Turquia, pessoas estão dormindo nas ruas
- Turquia: vídeo mostra pássaros agitados momentos antes do grande terremoto
- Turquia: um lugar muito relacionado com a Bíblia
- Terremoto atinge a Turquia e a Síria
- Terremoto na Turquia/Síria: onde está Deus?
- O grande terremoto
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo