Na Turquia, pessoas estão dormindo nas ruas

O medo tem assolado a população, enquanto equipes de resgate vasculham os escombros

Imagem de capa - Na Turquia, pessoas estão dormindo nas ruas

Já são mais de 23 mil pessoas mortas em consequência do terremoto de magnitude 7,8 que teve o epicentro na cidade de Kahramanmaraş, na Turquia. Mas, a OMS acredita que pode chegar a 40 mil. Esse foi o pior terremoto do país desde 1939, quando um evento semelhante registrou 33 mil falecimentos.

O que está acontecendo:

Como o abalo ocorreu pela madrugada, muitas pessoas estavam dormindo e não tiveram tempo de reação. Agora, as pessoas estão com medo de ficarem nos prédios e, assim, estão ocupando as ruas. Em Kahramanmaraş, pessoas estão dormindo em barracas ou carros.

  • Muitos esperam ansiosos por notícias de familiares e outros já foram informados de falecimentos na medida em que as buscas avançam.
  • A situação é ainda mais complicada com a temperatura próxima de zero (o clima ruim também reduz as chances de mais pessoas serem resgatadas com vida).
  • Desse modo, a região está recebendo ajuda internacional. A União Europeia, por exemplo, está organizando uma doação para a Turquia e a Síria. Entretanto, vale lembrar que a Síria vive uma guerra civil envolvendo o polêmico presidente Bashar al-Assad contra grupos rebeldes, dificultando a ajuda para a região.

Acompanhe o vídeo abaixo:

Pela internet, tem circulado imagens da situação de sobreviventes entre a Turquia e a Síria.

Nas entrelinhas:

Tragédias como essa nos faz pensar sobre o quanto a vida neste mundo é frágil. Pessoas não tiveram condições nem de se despedir de familiares. Não houve tempo para falar com Deus pela última vez clamando por perdão. O que adianta tanto cuidado com as coisas deste mundo e desprezar o que o ser humano tem de mais precioso: a própria alma?

  • “Você não é um corpo que tem uma alma, você é uma alma que habita, temporariamente, este corpo. O corpo está morrendo, vai voltar ao pó e a alma vai continuar. Se a sua alma estiver enferma, tudo o mais na sua vida vai ter problemas. Isso vai se estender para os relacionamentos, para as decisões. Então, a nossa inteligência pede que a gente cuide da nossa alma. Mas a maioria das pessoas está preocupada com a aparência física”, orientou o Bispo Renato Cardoso, no dia 10 de fevereiro, no programa “Inteligência e Fé“.
  • Assim, em toda a Universal, ocorrerá a “Semana da Cura da Alma“, entre os dias 12 e 19 de fevereiro. Será um momento para você refletir sobre este tema tão especial. Você poderá participar no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima (consulte o endereço aqui).

Leia também:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock