thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

TERREMOTO NA TURQUIA/SÍRIA: ONDE ESTÁ DEUS?

Uma tragédia que nos faz avaliar e enxergar os sinais que o Senhor Jesus nos deixou. Será esse um dos sinais do fim dos tempos?

O mundo amanheceu com as terríveis imagens e notícias do terremoto que assolou a Turquia e a Síria, na última noite. É inevitável, quando vemos tragédias assim que impactam tantas pessoas de uma só vez (especialmente aquelas que estão profetizadas nas Escrituras), que nós voltemos a nossa mente para o que o Senhor Jesus disse sobre os sinais do final dos tempos.

Terremotos sempre existiram no mundo, mas o Senhor Jesus, quando falou dos sinais que antecederiam o fim, incluiu os grandes terremotos em vários lugares (Mateus 24:7). E eu creio que este terremoto da Turquia pode ser encaixado em um desses “grandes terremotos”. É duro saber da dor de muitas pessoas.

Porém, Deus não tem prazer na morte de ninguém. E há pessoas que se voltam contra Deus dizendo: “Onde estava Deus? Por que Ele permite que isso aconteça?” É impossível você crer em um Deus que lhe dá liberdade para você fazer o que quiser e, ao mesmo tempo, querer que Ele te livre das consequências da suas próprias escolhas. É impossível que Deus lhe dê tanta liberdade e, no momento de apuro, interfira para que as consequências não venham.

Talvez, você se pergunte: “Por que Deus permitiu que aquele motorista embriagado matasse a criança?” Vamos raciocinar: para Deus impedir isso, Ele tem que impedir aquele homem de beber. Logo, Deus teria que tirar a liberdade daquele homem. Já a criança veio ao mundo sujeita às escolhas das demais pessoas. Então, nascer e viver é um risco, por causa do mundo com liberdade. A Palavra de Deus fala, mas o ser humano não pode ignorar a voz de Deus.

A Bíblia diz que toda a criação geme (Romanos 8:22). E nós estamos vendo isso. O mundo está gemendo. Você vê a natureza se rebelando contra o homem. Nós vemos animais em extinção, a poluição, os rios que não têm vida. E isso é doloroso.

O que resta para nós de esperança? Quando o Senhor Jesus nos falou sobre os sinais, Ele nos deu duas direções importantes. A primeira coisa é que os sinais apontam para algo. Então, quanto mais vemos os sinais se repetindo, mais nós temos de ficar alertas com respeito ao que está sendo apontado por esses sinais. E eles apontam para o fim deste mundo, a Grande Tribulação que está para chegar, a volta do nosso Senhor Jesus e o Juízo Final sobre toda a Terra. Se você crê nisso ou não, não importa. Se você tiver juízo, você vai pelo menos considerar. E a segunda direção é: cuide da sua alma. Porque, sem aviso, pessoas morreram com esse terremoto. Uma coisa é certa: todos nós vamos partir daqui e quando esse corpo for para a sepultura para onde irá a alma? Acompanhe esta mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso