Terremoto atinge a Turquia e a Síria

E mobiliza comunidade internacional

Nesta segunda-feira, dia 6 de fevereiro, um terremoto de magnitude 7,8 matou mais de 11 mil pessoas (até o momento da publicação desta postagem), deixando também feridos, na Turquia e na Síria. Estima-se que o número de mortos pode chegar a 20 mil.

O que está acontecendo:

O epicentro do abalo foi em Kahramanmaraş, uma cidade localizada próxima à cidade de Gaziantep, na Turquia, e à fronteira com a Síria. Entretanto, o tremor pôde ser sentido em Israel, Chipre, Líbano, Síria, Grécia, Jordânia, Geórgia, Armênia e Iraque.

  • Nas redes sociais, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, apontou: “Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmaraş e foi sentido em muitas partes do nosso país. Todas as nossas unidades relevantes estão em alerta sob a coordenação da AFAD”.
  • Além da AFAD (sigla para “Presidência de Gestão de Emergências e Desastres”, em português), também estão apoiando a população turca, até o momento: a Cruz Vermelha, os governos locais, as Forças Armadas da Turquia, a OTAN e a União Europeia.
  • O Centro Alemão de Pesquisa em Geociências apontou que o primeiro tremor ocorreu a 10 quilômetros de profundidade. Posteriormente, novos tremores de terra na região provocaram mais abalos.

Nas entrelinhas:

É importante lembrar que a Bíblia já apontava para o sinais do fim dos tempos. “É inevitável, quando vemos tragédias assim que impactam tantas pessoas de uma só vez (especialmente aquelas que estão profetizadas nas Escrituras), que nós voltemos a nossa mente para o que o Senhor Jesus disse sobre os sinais do final dos tempos. Terremotos sempre existiram no mundo, mas o Senhor Jesus, quando falou dos sinais que antecederiam o fim, incluiu os grandes terremotos em vários lugares (Mateus 24:7). E eu creio que este terremoto da Turquia pode ser encaixado em um desses ‘grandes terremotos’. É duro saber da dor de muitas pessoas”, disse o Bispo Renato Cardoso, no programa Inteligência e Fé, do dia 6 de fevereiro.

  • Acompanhe também a postagem abaixo:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Reprodução @sanliurfabld/Twitter