thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

QUANDO COISAS E PESSOAS NÃO SATISFAZEM

Imagem de capa - QUANDO COISAS E PESSOAS NÃO SATISFAZEM

Deixa eu lhe contar um segredo que talvez você nunca ouviu, já que ninguém lhe contou. Prometa que não vai contá-lo para ninguém. É segredo. O que aprendemos no mundo? Aprendemos que o importante na nossa vida são as coisas que temos e as pessoas que nos admiram.

O mundo nos ensina isso. Para que você seja uma pessoa feliz, se sinta realizada, seja a “rainha da cocada”, busque obter muitas coisas e ter muitas pessoas na sua vida. Quanto mais dinheiro você tiver, quanto mais roupas das melhores marcas, o melhor carro, uma mansão, mais feliz será. É isso que o mundo nos ensina.

Só que coisas e pessoas não encaixam no buraco que está dentro de nós. Você se lembra do jardim da infância, quando pegávamos um bloquinho triangular para encaixar em um buraco redondo? O que acontecia? Se tentássemos encaixá-lo, ele não entrava. Só a peça correta encaixava naquele espaço. É assim com o vazio que o ser humano sente.

Existem pessoas que sentem um vazio quando são crianças. Muitas já se sentiram rejeitadas, algumas desde o ventre da mãe. Quando as pessoas sentem isso desde a infância, esse vazio, essa carência, a busca pela felicidade e pelo valor próprio se resume à busca por coisas e pessoas, pois o mundo aplaude os ricos. Se você chega com um carro na casa de seus familiares, todos sairão na porta para ver o carrão. Se você aparecer com uma roupa finíssima, todos começarão a vir sobre você como abelhas sobre o mel. Eles vão dizer:

“olha, chegou a ‘gente fina'”. Então as pessoas vão atrás dessas coisas para se sentirem valiosas e importantes.

Dá trabalho fazer empréstimo, fazer crediário em dez vezes sem juros no cartão ou qualquer coisa por um pouco de atenção e por uma migalha. Se elas colocarem uma roupa melhor, os outros vão olhar, então elas vão colocá-la para ter atenção deles. As pessoas buscam, obtendo coisas e conquistando pessoas, o que não descobriram, o amor que nunca tiveram. Elas procuram preencher com isso o amor-próprio e das pessoas. Então é nisso que dá: são as rainhas da cocada, mas rainhas sem coroa e cocada muito ruim. Mas fica aí uma reflexão para você.