thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

FÉ DE DEMØNIOS: entenda e não seja enganado!

Existem dois tipos de fé: a que diz que crê, mas não obedece e aquela que crê, obedece e se lança de fato e de verdade. Qual tem sido a sua?

Nós falamos, anteriormente, sobre a fé de “Simão, o mágico”. E vimos como as pessoas que deixam de crer em Deus passam a crer em qualquer coisa. Falamos, também, sobre a falácia: “todos os caminhos levam a Deus”. Só um caminho leva a Deus de maneira que a pessoa seja justificada. Confira a mensagem anterior.

Continuando, a história diz que Filipe, um discípulo do Senhor Jesus, desceu à Samaria e começou a pregar a Palavra ao povo, que estava dominado pelo engano religioso de Simão. E o povo creu em Filipe.

“E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito” (Atos 8:13).

Simão sabia que a magia que ele praticava era uma ilusão. E ele sabia que enganava o povo, mas percebeu que os sinais de Filipe eram verdadeiros, porque vinham de Deus. Ele “creu” e até se batizou nas águas. Porém, em seguida, ele manifestou o desejo de estar em destaque. E fez uma proposta para Pedro e João, que desceram para ajudar em Samaria: “quanto vocês querem para me dar esse poder?” Porém, Pedro o repreendeu duramente.

Mas Simão não havia crido? Na verdade, ele teve uma “fé de demônios”. Simão tinha demônios dentro dele e o mal não saiu. O coração de Simão quis se unir a Filipe para não “ficar para trás” na cidade. Ele não foi liberto. E o mal queria se apropriar da fé cristã para enganar as pessoas.

Veja, o apóstolo Tiago fez um alerta quanto a isso: “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem” (Tiago 2:19).

Significa que não basta dizer: “eu creio em Deus, eu tenho muita fé nEle”. Eu digo para você: crê em Deus? Ótimo, mas os demônios também creem. Eles sabem que é verdade.

Qual é a fé dos demônios? É aquela que diz crer, mas que não obedece. A verdadeira fé envolve uma entrega de vida. A pessoa passa a viver por meio daquela fé (como os cristãos do passado que chegaram a morrer pela fé).

Simão tinha apenas se maravilhado pelo sinais e queria continuar ganhando dinheiro e fama se aproveitando da fé das pessoas.

Muitos vivem assim, nos dias de hoje. E quando esses morrerem terão um choque quando Deus disser: “Eu nunca vos conheci. Vocês Me usaram para alcançar benefícios pessoais”.

É muito chocante isso. Imagine a fé da pessoa não ser um pingo melhor do que a fé dos demônios. Como mudar isso? A fé genuína é aquela que obedece a Palavra.

“Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta Palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniquidade” (Atos 8:20-23).

Vamos acompanhar, na próxima mensagem, o que Simão decidiu fazer.

Por enquanto, confira esta mensagem na íntegra por meio do vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso