thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

FRIEZA ESPIRITUAL: COMO VENCER

O piloto automático pode ter sido a destruição na sua vida espiritual. Mas existe uma forma de tomar a direção novamente e vencer

Você já se sentiu ou está se sentindo “frio” espiritualmente? Uma “gripe espiritual” te pegou, digamos assim?

Você não sente mais vontade de ler a Bíblia, de orar, de ir à igreja, de jejuar, de pensar nas coisas de Deus? Tudo o que diz respeito a Ele você se desmotivou, mas tem se motivado a tudo o que é contrário à fé, ao que é ligado a este mundo, ao que é carnal, material. Ou seja: esportes, filmes, jogos, séries, fofocas, celebridades, músicas, festas e tudo o mais. Você está motivado com isso, mas desmotivado com as coisas espirituais.

Como isso aconteceu? Muitas pessoas não se dão conta de que estão no “piloto automático”. Quando o piloto de avião chega a uma determinada altura, ele ativa o piloto automático, que mantém o avião naquele modo. E as pessoas, após uma conquista, ou quando estão bem, entram nessa frieza espiritual. Eu nunca vi alguém ter frieza espiritual no meio da tempestade. Quando os problemas chegam, nós dobramos os joelhos, vamos à igreja, acordamos de madrugada, fazemos jejum. Mas quando estamos em um patamar em que o mar está calmo e o céu está azul, pensamos que tudo vai ficar bem e deixamos de fazer o que fazíamos na época da tempestade. E, sem querer, sem você perceber, a sua imunidade espiritual vai abaixando. A tendência é você se acomodar espiritualmente.

Quando você tem a imunidade baixa, como acontece com o corpo, você fica vulnerável a qualquer problema. Uma pessoa te olha torto, fala uma bobagem ao seu respeito e você, com a imunidade baixa, não deixa passar. “Eu não vou deixar isso barato”. Em outro momento, você teria deixado de lado e falado: “Deus abençoe essa pessoa”.

É como está escrito: “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia” (1 Coríntios 10:12).

Todos nós temos que ficar alertas ao que está ao nosso redor. Mas se você está frio espiritualmente, o que fazer? Há dois inimigos. Um se chama “culpa”, porque você ficou desleixado com a sua vida espiritual e, assim, você se sente culpado. “Eu não orei, Deus deve estar chateado comigo”. Eu me lembro de uma pessoa que estava nesse estado e ela falou: “quando eu penso em orar, ler a Bíblia e ir à igreja, vem uma voz e diz: ‘é agora que você quer orar? Agora que você está com problema, você quer buscar Deus? Quando você estava bem, você não queria. Deus não vai te ouvir'”. E soma-se a isso os pecados, que a acusam. Então, a culpa pesa, cria um bloqueio na pessoa.

Vale lembrar que o filho pródigo enfrentou uma batalha para voltar para casa (Lucas 15:11-32). “Volto ou não volto? Meu pai, vai ficar irado comigo quando ele souber que eu gastei toda a herança”. Ele travou uma batalha interna. Mas, finalmente, ele voltou para o pai e disse: “eu não tenho o direito de ser chamado teu filho, então me aceite entre os seus servos”. Ele mesmo se colocou para baixo. E o pai não jogou na cara dele. O pai se alegrou e correu até ele. O pai deu uma festa.

Então, se você está frio, com culpa, não pense que Deus está pensando mal ao seu respeito. Quem te acusa é o diabo. Deus vai falar: “Meu filho, agora você falou comigo”.

A segunda coisa é a “falta de vontade”. Você fica: “eu não sinto vontade de orar, de ir à igreja”. Nós não vivemos pelo que sentimos, vivemos pela fé. Inicialmente, vamos fazer sem sentir vontade mesmo. Você leu a Bíblia e não entendeu: continue lendo. Você foi à igreja e não sentiu algo: continue indo. Você está frio porque, em algum momento, começou a fazer a sua própria vontade.

Compreendeu? Assista à mensagem completa no vídeo acima e a coloque em prática.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso