thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

MAIS CHEIO E MAIS VAZIO: COMO PODE?

Muitas pessoas vivem esse dilema: cheias de coisas do lado de fora, mas com um buraco profundo na alma. Você sabe como preenchê-lo?

Todo automóvel precisa de combustível para andar: alguns são movidos à gasolina, álcool, outros são elétricos. Celulares também funcionam baseados em um sistema. Ou seja, certas coisas só funcionam com seus devidos combustíveis. E com o ser humano não é diferente. O homem também precisa ser preenchido e este é um dos grandes problemas da humanidade atualmente.

Hoje, vemos pessoas que, literalmente, têm tudo: fama, dinheiro, beleza, casa, carro, família. Mas são vazias, querem morrer, tentaram se matar. O interessante é que quando conversamos com alguém das gerações passadas sobre como era a vida há 50, 60 anos, ficamos chocados com o quão pouco elas tinham e, mesmo assim, eram muito mais felizes do que as pessoas hoje, que têm muito mais do que as gerações passadas tiveram.

Eu ouso dizer que o que falta para muitos vencerem o vazio é exatamente o contrário de tudo isso. O que falta para elas terem um pouco mais de sentido na vida é aprender a se contentar com menos: se contentar com o que tem, valorizar a casa, a roupa, o transporte que tem, por mais simples que seja. Falta ter contentamento com menos e não ansiedade por mais.

As pessoas mais felizes são as mais gratas, e o que definitivamente resolve o vazio do ser humano é a presença de Deus. Porque Ele colocou a eternidade no coração do homem, então, somente O Eterno pode preencher o espaço no seu coração.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso