thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

DEUS PERDOA, MAS NÃO É OTÁRIO (os 2 lados do perdão)

“Eu errei feio, será que Deus vai me perdoar?”. A questão não é se você será perdoado, mas se você vai se arrepender de verdade. Deus está pronto para te perdoar, mas você está pronto para deixar o erro?

“Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.” Isaías 55:7

Deus quer e procura perdoar o ser humano, pois este é o seu caráter, sua natureza. Ele sabe que a maior virtude é perdoar, é melhor que buscar vingança, guardar mágoa.

Mas há condições para isso acontecer, a Bíblia mostra isso no versículo acima. O ímpio deve deixar o mau caminho para alcançar o perdão, voltar ao Senhor, mudar suas atitudes e a direção dos seus caminhos. Então, vai encontrar a compaixão de Deus.

Observe que todas as atitudes dependem do pecador: primeiro fala para deixar o pecado, depois se converter, tornar para Deus e assim vem a promessa de perdão.

Veja que há dois lados do perdão:

O perdão para benefício do perdoador- o perdão beneficia a pessoa que perdoa. É o primeiro a ser beneficiado, pois quando eu concedo o perdão a quem me feriu eu recebo paz, tiro sentimentos ruins de dentro de mim, como mágoa, ódio, vingança.

Quem guarda mágoa precisa entender isso: o perdão dá benefícios primeiro para quem perdoa. Seja inteligente, pratique o perdão.

O perdão para benefício do perdoado- esse benefício só acontece com uma condição, se o perdoado se arrepender de fato, deixar o caminho errado, mudar. Jesus morreu na cruz por todos, mas nem todos serão perdoados e salvos, porque nem todos se arrependerão.

Se você se arrepender, se converter, se voltar para Deus, aí sim vai receber o perdão, a paz e uma nova vida.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso