thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Desafio IntelliMen #15

Imagem de capa - Desafio IntelliMen #15

Homens. Inteligentes.

 

Desafio #15

Não fazer antes de concluir o Desafio #14.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Reconhecer a disciplina do Todo-Poderoso e aceitá-la.

Explicação: O homem inteligente crê em Deus porque entende que somente uma inteligência maior poderia ter criado o ser humano e todo o universo. E essa Inteligência Maior quer o bem da sua criatura, ainda mais do que um pai humano quer o bem para seu filho. Querer bem é amar, e quem ama, disciplina. Eu repreendo e disciplino a quantos amo. — disse Jesus. E as Escrituras também dizem:

Feliz é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois, a disciplina do Todo-Poderoso.
Jó 5.17

O seu desafio esta semana é reconhecer a disciplina de Deus na sua vida. Se Ele disciplina a quantos ama, então só há três opções:

  1. Ele vê seus erros e tem lhe disciplinado, porque lhe ama.
  2. Ele lhe ama mas não tem lhe disciplinado porque você tem sido perfeito.
  3. Você tem erros mas não tem sido disciplinado por Deus, porque Ele não tem tido abertura de sua parte para lhe disciplinar.

A segunda opção é impossível, então só restam as outras duas.

A primeira opção acontece com quem crê em Deus e normalmente procura viver de forma que O agrade. Quando você tem Deus por seu Pai, Ele vai lhe moldando e corrigindo ao longo da vida de várias formas. E feliz é o filho que é sensível a essa disciplina e a aceita. Sim, é preciso ser sensível à disciplina de Deus, pois Ele usa de várias formas para nos corrigir. Ele nos deixa sofrer as consequências de nossas escolhas; nos repreende quando lemos ou ouvimos a sua Palavra; nos alerta através de pessoas escolhidas por Ele para apontar nossos erros; nos mostra o que aconteceu com outros que trilharam o caminho da desobediência que estamos trilhando; guia nossos pensamentos para avaliarmos nossas atitudes e vermos onde precisamos mudar; nos deixa passar por desertos e períodos difíceis para melhor ouvirmos sua voz; e usa de qualquer outra maneira necessária que chame a nossa atenção. Por isso é preciso ser sensível para perceber a correção de Deus — e obviamente, aceitá-la e mudar nosso comportamento.

A segunda opção é a mais preocupante. É quando você, mesmo errando, não consegue ver a disciplina de Deus. Isso indica que você provavelmente tem vivido sua vida independente d’Ele, indiferente a Ele, sem preocupação em agradá-lo. Pode ser também que haja boas doses de orgulho em você, um senso de bondade própria, ou sentimentos revoltosos contra o próprio Deus. Seja qual for a razão, o fato é que Deus não tem tido uma abertura para lhe disciplinar, não porque Ele não queira ou não possa, mas porque Ele respeita sua decisão de viver sem Ele. A única esperança aqui é você se humilhar, ir até Ele em oração e pedir que lhe corrija. Tenha uma atitude sincera e aberta a receber a disciplina do Todo-Poderoso.

Você tem que se posicionar diante dessas duas opções, saber qual a sua situação. Se a primeira, então perceba e receba a disciplina de Deus. Se a segunda, então humilhe-se e peça que passe a lhe corrigir.

Tire um tempo esta semana para ficar sozinho com Deus, sem distrações, e pensar nisso.

Caderno de Notas: Anote em seu caderno onde você se encaixa (primeira ou segunda opção) e o que Deus lhe mostrou durante sua meditação nesse assunto. Decida como você vai mudar em resultado da disciplina vinda d’Ele.

Parceiro Oficial: Converse com seu parceiro sobre este desafio. Quão sensível você tem sido à disciplina de Deus? Tem sido um filho obediente ou teimoso? Tem sido fácil ouvir a disciplina de Deus? Ou não tem percebido nenhuma correção da parte d’Ele?

Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente e concluído antes do Desafio #16 que será lançado daqui a uma semana.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter começado este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #15 concluído: Sobre a disciplina de Deus, tenho pensado… (Acrescente seus pensamentos e conclusões tiradas deste desafio.)

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Meditei na minha situação diante da disciplina de Deus
Anotei minhas conclusões em meu Caderno de Notas
Conversei com meu Parceiro sobre este desafio
Postei meu comentário no Facebook/Twitter

 

Para refletir:

Nunca repreenda uma pessoa vaidosa; ela o odiará por isso. Mas, se você corrigir uma pessoa sábia, ela o respeitará. – Provérbios 9.8