thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

SIMÃO, O MÁGICO: todos os caminhos levam a Deus?

Por que o ser humano tem que ser assim? Dificuldade em crer em Deus e confiar em artes mágicas

Você já ouviu falar de “Simão, o mágico”? Esse homem foi um personagem que você pode ler a respeito no capítulo 8, de Atos: “E estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria, dizendo que era uma grande personagem; ao qual todos atendiam, desde o menor até ao maior, dizendo: Este é a grande virtude de Deus. E atendiam-no, porque já desde muito tempo os havia iludido com artes mágicas” (Atos 8:9-11).

O contexto é que povo de Samaria sofreu influência estrangeira por muitos séculos e misturou a crença judaica com as crenças de outros povos. O povo de Samaria era até considerado “inferior”, um povo que se desviou da fé judaica.

E vemos um homem, Simão, dominando uma cidade inteira. E não era somente com os incautos, era sobre todo mundo na cidade.

Isto nos mostra algo muito importante: quando a pessoa deixa de crer no Único Deus, ela passa a acreditar em qualquer coisa.

Eu tive uma experiência com isso em Londres, na Inglaterra. É um país com tradição cristã, mas que está se esfriando. E há a cultura, por influência da mídia, de que o britânico não discute religião. Eles não queriam falar sobre a fé. Mas, curiosamente, começou a acontecer todos os anos em Londres uma espécie de festa misturada com exibição de vários magos de diversos credos. E a população começou a se consultar com os magos que estavam ali. Eles não acreditavam em Jesus, mas acreditavam no cristal, nas cartas. É triste isso. Porque é Deus Quem nos salva da idolatria.

Quando você se afasta de Deus, você se torna, automaticamente, um idólatra. Porque Deus deixou o lugar dEle na sua vida e algo vai ocupar o primeiro lugar ali.

Em Samaria, vemos o resultado desse afastamento da fé, quando a pessoa deixa de se relacionar com Deus.

É preciso que você abra o seu entendimento. Dizem assim: “todos os caminhos levam a Deus”. Pegue a Rodovia Presidente Dutra e veja se você chega ao Rio Grande do Sul.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim” (João 14:6).

E Samaria entregou a sua alma a um homem, um mentiroso que usava daquilo para enriquecer.

Posteriormente, na Bíblia, nós vamos conferir o que aconteceu com “Simão, o mágico”.

Assista ao vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso