Você tem uma criança em casa e não sabe mais o que fazer?
A psicoterapeuta britânica, Philippa Perry, ensina como agir. Leia e entenda
Quem nunca se deparou com uma cena de criança fazendo birra dentro de um supermercado, shopping ou até mesmo na rua? Enquanto a mãe, visivelmente constrangida, tenta controlar a situação, a criança esperneia no chão aos berros como se algo terrível estivesse acontecendo com ela. Só que não.
O motivo? Sua vontade foi contrariada. Simples assim.
Mas por que algumas crianças se comportam dessa maneira, enquanto outras conseguem reagir melhor quando são desapontadas?
Para a psicoterapeuta britânica Philippa Perry o problema está nos pais. Segundo ela, sem querer, alguns pais treinam as crianças para serem irritantes. Fazem isso quando não investem tempo para dar devida atenção aos sentimentos vivenciados pela criança, mesmo sendo sentimentos negativos e birras.
Leia também:
Seus filhos estão expostos a desafios perigosos na internet
Você acompanha a vida escolar do seu filho?
Pais que projetam suas expectativas nos filhos podem gerar conflitos familiares
Invista tempo para entender o seu filho
Ela explica que quando os pais investem tempo para entender, aceitar, acolher e verbalizar os sentimentos dos filhos, economizam tempo para lidar com situações desgastante como essa cena típica de supermercado.
Em vez de entrar no jogo da criança e começar a gritar com ela e ameaçá-la com castigos, os pais devem procurar entender como a criança está se sentindo, por meio de uma conversa acolhedora. Elas precisam perceber que os pais respeitam os seus sentimentos e opiniões. Além disso, elas precisam que os pais demonstrem que entendem sua frustração, sua raiva, mas que mostrem a elas que existem outras formas de expressá-las.
“Às vezes, elas querem tanto a sua atenção que obter uma atenção negativa, com broncas ou brigas, é melhor do que não obter atenção nenhuma. Ao respeitar, validar e nomear sentimentos das crianças, reduzimos a busca delas por atenção negativa”, argumenta a psicoterapeuta. “Nessas horas, precisamos lembrar que estamos do mesmo lado que eles”, completa.

Escola de Mães
Ciente das muitas dificuldades enfrentadas na relação pais e filhos, a Universal criou a Escola de Mães, um trabalho social cuja finalidade é valorizar e dar assistência aos pais na criação dos filhos, ensinando-os a lidar e a vencer os desafios que são inerentes a cada fase. Para obter mais informações, acesse escolademaes.com.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo