Pais que projetam suas expectativas nos filhos podem gerar conflitos familiares

O importante de um plano é ser executado por quem o planejou. Saiba mais sobre o assunto

Imagem de capa - Pais que projetam suas expectativas nos filhos podem gerar conflitos familiares

Muitos pais projetam em seus filhos as suas próprias expectativas. Alguns, além disso, chegam a ser mais controladores, até agressivos na comunicação verbal, e não abrem espaço para o diálogo. Dessa maneira, impõem importantes decisões aos filhos como a escolha da formação acadêmica e da profissão, por exemplo, ou com quem eles devem namorar e casar.

Mesmo os pais se sentindo bem-intencionados, acabam colocando sobre os ombros dos filhos todo o peso de expectativas que nem sempre podem ou querem alcançar. Essa postura leva a uma convivência dominada por sentimentos negativos como ansiedade, frustração e decepção.

Recentemente, na novela “Amor Sem Igual”, exibida pela Record TV, um episódio retratou um exemplo das consequências que podem gerar na vida de um filho, esse tipo de conflito no relacionamento familiar. Confira a cena abaixo, quando Norma fala com Tobias que o neto não pode esconder um relacionamento apenas para agradar ao pai dele. Por sua vez, Tobias é enfático ao declarar que não tem o menor interesse no amor do pai.

Orientações para o relacionamento pais e filhos

Responsável pelo trabalho do projeto Escola de Mães, da Universal, Edineia Dutra, explica que quando os planos de vida não são compatíveis, pais e filhos passam a viver um distanciamento, numa saga sobre quem está certo ou errado. Esse embate pode durar a vida inteira.

Por isso, é necessário que os pais sejam humildes o suficiente para reconhecer que, por mais bem-intencionados que sejam, podem cometer erros com seus filhos. Ela cita alguns pontos que podem fazer a diferença no relacionamento:

Reconhecer a individualidade. Criar os filhos de modo que consigam ser independentes e capazes de sair e realizar coisas sozinhos;

Incentivar a ter os próprios sonhos. Se você quiser que eles conquistem alguma coisa, eles precisam acreditar que é possível. E, o sonho é um motivador para os nossos esforços pessoais;

Não proteger demais. Criar os filhos em uma redoma é tirar deles a oportunidade de aprender a lidar com as frustrações. Eles precisam responder por seus atos e escolhas, isso fará deles adultos responsáveis;

Valorizar o esforço. Não faça elogios apenas quando conquistarem alguma coisa. O ideal é valorizar o esforço independentemente da conclusão final. Dessa forma, você ajudará seus filhos a terem uma mentalidade de superação e não desistirem quando as coisas não forem bem;

Diminuir a autoridade sem cair na permissividade. A conversa com os filhos deve ser franca. Os planos devem ser ouvidos sem críticas e o espaço para que exerçam o protagonismo de suas próprias vidas deve ser concedido. As decisões devem ser tomadas em conformidade;

Estar disponível. Os pais sempre devem estar presentes quando seus filhos precisarem de apoio e orientação.

Ser assertivo e buscar em Deus a direção

Pais podem ser assertivos, mas não dominadores. Assim como a Palavra de Deus nos garante: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” Provérbios 15:1. Os pais também podem fazer planos para seus filhos, contudo, devem compartilhar as ideias sempre num tom acolhedor e motivador. Portanto, a maneira assertiva de falar faz toda a diferença na comunicação entre os membros da família.

“Deus, como o verdadeiro Pai, sempre tem o melhor plano de vida para cada um de nós. Como você não é Deus, não se sinta convencido de que o seu plano é exatamente o melhor para o seu filho. Busque Nele a direção para lhe inspirar a ajudar o seu filho a fazer bons planos de vida”, afirma Edineia.

E, completa: “Importante não é ser o seu plano ou o do seu filho, mas, o melhor para o bem-estar dele. Independentemente de quais, realistas ou ousados o ideal é que sejam executados por quem planejou.”

Projeto “Escola de Mães”

É muito importante a participação do casal na vida dos filhos. Assim, o projeto Escola de Mães – onde os pais também são bem-vindos auxilia nessa jornada, que é o relacionamento entre pais e filhos. E, também, orienta sobre os problemas que possam surgir e afligir toda a família.

As reuniões acontecem mensalmente em todas as capitais brasileiras. A saber, em São Paulo, os encontros acontecem todo primeiro domingo do mês, às 16h, no 10º andar do Templo de Salomão. Para os que não têm acesso às aulas presenciais, podem aprender por meio da plataforma online Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Foto: Getty Images