Construída há cerca de 2.000 anos, uma cidade subterrânea encontrada no sudeste da Turquia pode ter sido abrigo dos primeiros cristãos em meio à perseguição romana.
O que você precisa saber:
- Segundo o Jerusalem Post, esta seria a maior cidade subterrânea do mundo. E o local conhecido como Matiate, está localizado no distrito de Midyat, na província de Mardin.
- A cidade pode ter sido abrigo de cerca de 70 mil subterrâneos e que inclui cerca de 50 câmaras e um túnel com mais de 100 metros de comprimento.
O que dizem os especialistas:
- “Como se sabe, o cristianismo não era uma religião oficial no século II. Famílias e grupos que aceitavam o cristianismo geralmente se refugiavam em cidades subterrâneas para escapar da perseguição de Roma ou formavam uma cidade subterrânea”, disse Gani Tarkan, diretor do Museu Mardin e chefe da escavação.
- “No período inicial do cristianismo, Roma estava sob a influência dos pagãos antes de mais tarde reconhecer o cristianismo como uma religião oficial. Essas cidades subterrâneas forneciam segurança às pessoas e também realizavam suas orações lá”, afirmou ao jornal turco Hürriyet Daily News.
- Em relatos ao The Christian Post, os pesquisadores afirmaram que uma igreja cristã e uma sinagoga judaica também integravam parte do espaço de culto do complexo. Na área da sinagoga há inclusive um grande salão com a Estrela de Davi em uma de suas paredes.
Veja também mais notícias sobre arqueologia bíblica e cristã:
Arqueólogo Rodrigo Silva contextualiza a série “Reis” em podcast
Descoberta arqueológica confirma linha do tempo bíblica
Descoberto relato mais antigo sobre a Arca de Noé
Foi maravilhoso o ebi games aqui na minha igreja, as crianças amaram e aprenderam bastante brincando.#...