Arqueólogo Rodrigo Silva contextualiza a série “Reis” em podcast

Ele explicou a importância da arqueologia para entender as entrelinhas da Bíblia e da superprodução

Em uma verdadeira aula de história sobre tudo o que aconteceu nas entrelinhas da trama mostrada em “Reis”, o arqueólogo Rodrigo Silva esclareceu detalhes exclusivos da superprodução durante o podcast  “Fora de Série”.

Entendendo a Bíblia:

Em conversa com a jornalista Ana Carolina Cury, Rodrigo Silva, que participa da produção da série “Reis”, destacou que a arqueologia é a apresentação da Bíblia em 3D.

“As pessoas não param para pensar que a Bíblia tem cor, cheiro, sabor e cenário, pois tudo isso é descrito nos mínimos detalhes e comprovado por meio das evidências arqueológicas”, disse.

Desta forma, os estudos arqueológicos são de extrema importância para compreender as Escrituras Sagradas por completo. Pois através da arqueologia é possível conhecer os costumes da época, a culinária, a cultura, entre outros aspectos. 

Como compreender a trama de “Reis”:

O especialista explicou ainda o real motivo dos hebreus terem rejeitado a Deus e solicitado um rei para liderar a nação. 

Ele ressaltou que na cultura egípcia, moabita e cananita, por exemplo, todos os deuses que eles adoraram tinham esposas e filhos. Mas o Deus Único dos hebreus, visto no Velho Testamento, vai na contramão de todas as outras nações, sendo solteiro, sem esposa e sem filhos (até então).

“Isso seria o oposto do que era conhecido no regime patriarcal como alguém de sucesso, sendo o contrário de tudo que era visto naquela época”, esclareceu Rodrigo.

Assim, além da cultura, todos os demais povos eram governados pela monarquia. Então, ele explicou que os hebreus acreditavam que as outras nações estavam melhores do que Israel. 

“Eles pensaram: ‘pelo menos um rei temos que ter’. Mas Deus atendeu para mostrar o quanto era diferente dos falsos deuses, para dar uma lição psicológica a eles”, contou. 

Assista ao programa na íntegra para entender mais:

Anote aí:

Acompanhe terça e quinta-feira, sempre às 19h, o podcast Fora de Série. Ele é exibido no Canal do Youtube, ative as notificações para não perder os próximos programas. Faça isso clicando aqui.  Também acompanhe e siga a página do Podcast “Fora de Série” no Instagram, para ficar por dentro de todas as novidades.

Todos os programas do podcast “Fora de Série” ficam disponíveis no Youtube, no Spotify e nas demais plataformas de áudios.

imagem do author
Colaborador

Isabel Tavares / Foto: Reprodução