thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

JEJUM DE DANIEL: O QUE É, POR QUE E COMO FAZER

Você já ouviu falar sobre o Jejum de Daniel? Já se perguntou por que fazer o Jejum de Daniel? Como fazer? Você pode ter várias perguntas, mas lhe proponho fazê-lo até o fim e ver os resultados significantes

O que é o Jejum de Daniel, por que fazê-lo e como fazê-lo?

Talvez, você já ouviu falar no Jejum de Daniel ou, quem sabe seja a primeira vez. Mas se você deseja ser mais inteligente, ter mais domínio de si, ter mais intimidade com Deus, ter mais sensibilidade à voz de Deus e quer crescer espiritualmente, então o Jejum de Daniel é para você.

Vamos entender o que é o Jejum de Daniel e de onde vem esse nome.

“E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar” (Daniel 1:8).

Daniel era um jovem hebreu que tinha sido levado cativo para a Babilônia, como tantos outros hebreus. E alguns jovens foram recrutados para servirem no palácio. Então, eles seriam preparados e lhes dariam roupas, alimentos e ensinos.

E ele percebeu que as comidas e as bebidas da Babilônia lhe fariam mal, tanto fisicamente quanto espiritualmente. Onde há vinho, há festa, há conversas vãs. E Daniel não quis se tornar um babilônio, ele quis manter a sua identidade como um jovem de Deus. Ele não quis se mesclar com aqueles ambientes, pessoas e costumes. Então, ele começou pela comida, mas ele estendeu isso para o seu comportamento, as amizades. Ele propôs se manter íntegro, apesar do meio em que vivia.

Isso nunca foi tão relevante quanto nos dias de hoje. Em dias em que as pessoas estão misturadas em redes sociais, seguindo muitas pessoas, olhando a vida dos outros. Nunca foi tão importante você não se contaminar com o “vinho” deste mundo. Agora, eu não falo de comida, mas dos costumes, das crenças, das palavras, das informações que vão lhe sujando e lhe fazendo uma cópia do mundo. Mesmo aquelas pessoas que dizem “eu sou diferente”, elas são cópias de um conjunto de pessoas.

Por isso, Daniel propôs se isolar. E ele pediu ao chefe dos jovens para que fosse mudada a alimentação dele.

“Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos deem legumes a comer, e água a beber. Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos” (Daniel 1:12-13).

“E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei” (Daniel 1:15).

Ou seja, quem faz o Jejum de Daniel, de verdade, percebe a diferença em pouco tempo.

Então, nos dias de hoje, não é um jejum de alimentos. Como eu disse, Daniel começou com os alimentos. Mas, em todo o seu comportamento, ele se isolava da Babilônia.

Com respeito ao que você come, consulte o seu nutricionista e o seu médico.

O Jejum de Daniel não é com respeito ao seu corpo, mas com a sua mente, ao seu cérebro.

O que você “ingere” com os seus olhos e ouvidos? E o que você faz com o que está na sua mente? Este é o Jejum de Daniel.

Você vai selecionar informações que sejam úteis (em especial, as informações que lhe trazem para mais perto de Deus). E, portanto, receber dEle a inteligência, a direção para as coisas que você precisa fazer. Deus deu para Daniel a capacidade de enfrentar um ambiente hostil.

O Livro conta como ele foi perseguido por pessoas invejosas (como a cova dos leões). Todos nós somos rodeados por pessoas que querem nos ver tropeçar e torcem para a nossa derrota. Então, é muito importante que você aprenda a se conectar com Deus para você se sobressair.

A sociedade, hoje, é totalmente anti-Deus. E se você não se cuidar, você vai se tornar igual a todo mundo. Você vê “evangélicos” fazendo o que o mundo faz. A única diferença entre eles e os demais é que eles dizem que são “evangélicos”. Eles já se misturaram. Eles estão no meio da “Babilônia” e se tornaram como os “babilônios”.

Aí está a razão pela qual você deve fazer o Jejum de Daniel.

Agora, como fazer o Jejum de Daniel?

Neste propósito, nós sugerimos que você faça por, pelo menos, 21 dias. E nós vamos começar no domingo, dia 19 de novembro.

Você só vai acessar informações deste mundo que sejam, realmente, necessárias para o seu trabalho e estudo.

Fora isso, você vai cortar todo consumo de informações inúteis. Incluindo: redes sociais, ficar navegando em sites de lojas (que fazem você desejar produtos), todo o tipo de jogos (videogame, futebol, algo que lhe traga distrações), músicas seculares, as notícias deste mundo, séries na TV. Tudo isso você vai descartar.

Você pode acompanhar conteúdos cristãos, livros espirituais (especialmente, a Bíblia). O Evangelho de João, por exemplo, tem 21 capítulos. Você pode ler um capítulo por dia. Ouça mensagens de fé, que lhe levantem, lhe instruem. Vá mais à igreja para aprender a Palavra de Deus. Ore mais e mantenha a sua mente conectada com Deus (ainda que você não feche os olhos, não dobre os joelhos, mas o seu espírito está em constante conversa com Deus).

O que você vai perceber ao longo desses 21 dias? Você vai ter menos ansiedade, menos preocupação, distração, você vai ouvir mais a voz de Deus e isso vai se refletir na sua vida, nas suas decisões.

Experimente. Topa fazer o Jejum de Daniel com a gente?

Pergunte para Deus o que você deve fazer. O próprio Espírito de Deus vai lhe mostrar como você pode agradá-Lo.

Serão 21 dias para nos desligarmos do mundo, nos desintoxicarmos das informações inúteis e nos conectarmos mais com Deus para ouvirmos a Sua voz.

Depois, você volta aqui e me conta como foi.

Assista à mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso