Descoberta arqueológica confirma linha do tempo bíblica

O achado pode ser um dos mais importantes de todos os tempos. Saiba mais detalhes

O Instituto de Estudos Arqueológicos do Seminário Bíblico do Texas, Estados Unidos, descobriu uma pequena tábua antiga, que confirma a linha do tempo do Antigo Testamento, da Bíblia.

Por que isso é importante:

A descoberta anunciada no final de março pode ser um dos achados arqueológicos mais significativos da história moderna. A pequena tábua dourada de chumbo mede cerca de dois centímetros e contém 40 letras de inscrição hebraica. Os escritos fazem referência aos acontecimentos narrados em Deuteronômio 27.15 -26 e Josué 8.30 no Monte Ebal. Nessas passagens bíblicas estão descritas as consequências da desobediência a Deus. 

A pequena tábua faz menção ao nome de Deus duas vezes e foi encontrada no mesmo local do Monte Ebal. “Essa descoberta é séculos mais antiga do que qualquer inscrição hebraica conhecida do antigo Israel”, disse o Instituto.

A confirmação das Escrituras Sagradas:

Como já é de costume, estudiosos e cientistas tendem a questionar a veracidade bíblica. Inclusive alguns argumentam que os primeiros livros bíblicos não poderiam ter sido escritos por Moisés, porque o alfabeto hebraico não existe no período em que ele estava vivo. Contudo, o texto encontrado nesta pequena tábua confirma o contrário.

“Não se pode mais argumentar que o texto bíblico não foi escrito, até o período persa (559 a.C a 331 a.C) ou o período helenístico (323 a.C a 30 a.C), como muitos críticos superiores fizeram, quando aqui, claramente, confirma a capacidade de escrever o texto inteiro em uma data muito anterior”, afirmou o Instituto.

Conclusão:

Dessa maneira, o jornal The Times of Israel disse que esta “pode ​​ser uma das maiores descobertas arqueológicas de todos os tempos”.

“Seria o primeiro uso atestado do nome de Deus na Terra de Israel e atrasaria em vários séculos a comprovada alfabetização israelita – mostrando que os israelitas eram alfabetizados quando entraram na Terra Santa e, portanto, poderiam ter escrito a Bíblia como alguns dos eventos que documenta aconteceram”, declarou o jornal.

Leia também:

Arqueologia bíblica aponta para os relatos sobre Sansão, diz professor

Quais evidências apontam a existência do Tabernáculo em Siló?

Descoberto relato mais antigo sobre a Arca de Noé

imagem do author
Colaborador

Isabel Tavares / Foto: iStock