Entrelinhas: a liberdade de crença tem sofrido com casos de intolerância e perseguição

Programa exibido no domingo último (2), falou sobre o assunto e exemplificou com fatos recentes que ocorreram contra cristãos 

Imagem de capa - Entrelinhas: a liberdade de crença tem sofrido com casos de intolerância e perseguição

A liberdade de expressão e a liberdade de crença têm sofrido com casos de perseguição. A exemplo do que aconteceu recentemente ao Pastor John Sherwood, de 71 anos, que foi detido enquanto ministrava a Palavra de Deus em público, em frente a uma estação de metrô em Londres, na Inglaterra. De acordo com a polícia, ele foi denunciado por homofobia. Na ocasião, o pastor lia a passagem da Bíblia em Gênesis 1: 27,28, que se refere à criação de Deus do ser humano, homem e mulher.

O programa Entrelinhas, deste domingo último (2), inicialmente abordou este fato e debateu sobre o assunto. Além desse exemplo, também mostrou o caso da youtuber Kika Nieto que recebeu uma ordem judicial para excluir de sua conta na plataforma um vídeo sobre casamento hétero. O conteúdo foi publicado há cerca de 3 anos, enquanto Kika respondia perguntas de seguidores. A ação judicial foi mobilizada por militantes LGBTIQ+, que chegaram a pedir a prisão da influenciadora digital.

O Bispo Renato Cardoso e o Bispo Adilson Silva falaram sobre o assunto.

“As pessoas são livres, desde que possam responder por si mesmas (…)  mas, não deve se impor a sua crença sobre outras pessoas. A liberdade de expressão, a liberdade de crença é um direito protegido pela Constituição, na grande maioria dos países. Entretanto, o que nós estamos vendo não é uma liberdade de expressão, mas uma opressão, para que as pessoas passem a ficar caladas com medo de falar aquilo que creem. É realmente lamentável”, disse o Bispo Renato.

Clique e leia mais: “Perseguição aos cristãos aumenta mais de 30% em um ano”

Em seguida, o programa exibiu matéria sobre proposta de Lei no estado de São Paulo que proibiria que propagandas relacionadas às ideologia de gênero fossem desenvolvidas para o público infantil. Na última semana, ela foi retirada de pauta por ter sido considerada ilegal por interferir na regulamentação da propaganda e supostamente violar os direitos humanos.

Ação social

O programa destacou ação social realizada pelos voluntários da Universal do Rio de Janeiro que doou 40 cestas básicas em centro espírita localizado na zona oeste da capital fluminense.

O Bispo Renato pontuou como a verdadeira fé cristã deve tratar as pessoas independentemente de raça, religião, orientação sexual, com respeito e dignidade, mesmo que não haja concordância.

“Se o ser humano tão somente entendesse que as religiões, as ideologias, tudo o que separa o ser humano é o que realmente causa problemas — e entendesse que não importa de onde vem, onde nasceu, a cor, a classe social — , então, a gente viveria em uma sociedade em que não haveria essas paredes divisórias entre grupos e classes”, apontou.

Quanto tempo você precisa para mudar?

Ainda durante o programa, o casal Leandro e Sabrina conversaram com o Bispo Adilson. Eles, que estão casados há 9 anos, se reencontraram após Leandro ter vivido por anos em outro país, afastado da fé e envolvido com o crime e vícios.

Leandro viveu uma infância difícil em um lar conturbado. Com 12 anos, já sofria com insônia e depressão, ouvia vozes, via vultos e se refugiava em cemitérios em busca de uma falsa paz. Aos 14, começou a frequentar a Igreja. Tornou-se obreiro. Então, por volta dos 17, recebeu uma oportunidade de emprego no exterior. Nesse ínterim, relaxou na fé. Começou a fumar, beber, usou outros tipos de drogas e até mesmo se prostituiu e traficou. No fundo do poço, depois de anos afastado, ele assistiu a uma mensagem do Bispo Edir Macedo que o despertou.

Assista ao programa na íntegra e confira essa história:

Ao final, o Bispo Adilson convidou os telespectadores a participarem, no próximo domingo, 9 de maio (Dia das Mães), do Dia do clamor pelos que choram, em toda a Universal.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Reprodução