Dia do idoso reforça a necessidade de proteger e cuidar da população da terceira idade

Programa social da Universal tem como principal objetivo prestar assistência e ajuda humanitária aos idosos

Imagem de capa - Dia do idoso reforça a necessidade de proteger e cuidar da população da terceira idade

1º de outubro é lembrado como Dia do Idoso. A data internacional, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. No Brasil, a data é celebrada em razão da criação do estatuto do idoso no País.

A população de idosos tem crescido cada vez mais em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, cerca de 29 milhões de brasileiros têm mais de 60 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ademais, a estimativa é que até o ano de 2050, os idosos sejam quase 30% da população. Além disso, a expectativa de vida é outro aspecto que tem aumentado ano a ano e, atualmente, é de 79,7 anos.

Trabalho social 

Diante desse cenário, o grupo Calebe, programa social da Universal, tem como principal objetivo prestar assistência e ajuda humanitária aos idosos. O grupo, prestes a completar 8 anos, conta com milhares de voluntários e membros no Brasil e em mais de 120 países pelo mundo.

“O Calebe tem o cuidado de trabalhar com projetos, oferecendo atividades nas mais variadas áreas, para alcançar os idosos segundo as suas necessidades. O grupo cresce a cada dia porque desenvolve um trabalho onde o amor, a dignidade, o respeito, a consideração e a ressocialização do idoso têm grande relevância”, contou o Bispo Antônio Santana, responsável pelo Calebe.

Durante a pandemia, o programa social já atendeu 395 mil brasileiros. Os voluntários do Calebe acompanham e apoiam idosos que se mantêm isolados. E, também, auxiliam aqueles que estão sofrendo com a crise econômica e social agravada neste período. Só esse ano, já são 1.134 toneladas de alimentos, 27 mil pacotes de fraldas geriátricas, 25 mil kits de higiene, 41 mil máscaras e 23 mil peças de roupa, entre outros itens, doados.

Fortalecimento da fé 

Um dado preocupante no mundo todo se refere à saúde mental dos idosos. Estudo da Associação Americana de Psiquiatria Geriátrica indicou que 20% da população, acima dos 55 anos, sofre com algum tipo de problema como depressão e ansiedade. No Brasil, o Ministério da Saúde já apontou alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Muitas vezes, isso acontece em decorrência da negligência de familiares e da sociedade como um todo.

Contudo é possível prevenir esse cenário, estimulando o idoso a manter o contato social, e também, a cuidar de sua vida espiritual, fortalecendo a sua fé. Por isso, os voluntários do grupo Calebe visitam casas de repouso e hospitais, e também as residências de idosos. Levando doações, cestas básicas, kits de higiene pessoal, mas, o principal que é o alimento espiritual, por meio de uma palavra de fé e esperança.

“O Calebe vem para, primeiramente, dar um suporte espiritual às pessoas da melhor idade. Também é nosso trabalho procurar ajudá-los em todas as áreas. Fazendo com que eles entendam o quanto são capazes e o quanto são importantes para Deus. A cada ação, podemos ver no sorriso de cada idoso a satisfação e alegria de receber o grupo Calebe. E, também daqueles que fazem parte como voluntários. Essa troca de atenção, experiência de vida, cuidado e carinho faz o grupo criar uma afinidade entre eles, como uma família”, disse o Bispo.

Antes da pandemia, as visitas incluíam ações dentro dos locais e das casas. Com as restrições, o grupo continua entregando doações e realiza as visitas mantendo o distanciamento social seguro. Saiba mais sobre essas ações.

O grupo Calebe

O Calebe disponibiliza palestras temáticas, assistência jurídica e previdenciária, idiomas, alfabetização, informática e cursos profissionalizantes, além de esportes, entre outros. Esses projetos são fundamentais, pois, muitas vezes, os idosos não têm acesso fácil a informações e atividades.

“O Projeto Calebe Inclusivo, por exemplo, aborda diversos temas relacionados aos direitos do idoso, ação de orientação previdenciária e jurídica, questões sociais e de amparo ao público da melhor idade. Além disso, as palestras com enfoque em saúde, bons hábitos e demais cuidados da melhor idade, principalmente o cuidado espiritual, auxiliam diretamente na qualidade de vida e bem-estar dos idosos”, explicou o Bispo.

Especialmente durante a pandemia, as aulas e atividades online proporcionadas pelo grupo Calebe diminuíram o impacto do distanciamento social na vida dos idosos. Além disso, as ações sociais não pararam e doações continuaram a beneficiar aqueles que mais precisam.

Com apoio de voluntários de grupos como a Força Jovem Universal (FJU), mantendo o distanciamento e respeitando todos os protocolos de segurança e higiene, também realizaram visitas na porta da casa dos calebes. Saiba mais aqui.

Acompanhe as atividades do grupo Calebe por meio das redes sociais. A saber, o grupo ainda disponibiliza um número nacional, o Whatsapp (11) 99571-9920. Você também pode se tornar um voluntário do Calebe. Encontre o endereço de uma Universal mais próxima da sua casa e entre em contato com o grupo da sua localidade.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Getty Images e Cedidas