Rede aleluia
Dia do idoso reforça a necessidade de proteger e cuidar da população da terceira idade
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 30 de setembro de 2020 - 15:31


Dia do idoso reforça a necessidade de proteger e cuidar da população da terceira idade

Programa social da Universal tem como principal objetivo prestar assistência e ajuda humanitária aos idosos

Dia do idoso reforça a necessidade de proteger e cuidar da população da terceira idade

1º de outubro é lembrado como Dia do Idoso. A data internacional, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. No Brasil, a data é celebrada em razão da criação do estatuto do idoso no País.

A população de idosos tem crescido cada vez mais em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, cerca de 29 milhões de brasileiros têm mais de 60 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ademais, a estimativa é que até o ano de 2050, os idosos sejam quase 30% da população. Além disso, a expectativa de vida é outro aspecto que tem aumentado ano a ano e, atualmente, é de 79,7 anos.

Trabalho social 

Diante desse cenário, o grupo Calebe, programa social da Universal, tem como principal objetivo prestar assistência e ajuda humanitária aos idosos. O grupo, prestes a completar 8 anos, conta com milhares de voluntários e membros no Brasil e em mais de 120 países pelo mundo.

“O Calebe tem o cuidado de trabalhar com projetos, oferecendo atividades nas mais variadas áreas, para alcançar os idosos segundo as suas necessidades. O grupo cresce a cada dia porque desenvolve um trabalho onde o amor, a dignidade, o respeito, a consideração e a ressocialização do idoso têm grande relevância”, contou o Bispo Antônio Santana, responsável pelo Calebe.

Durante a pandemia, o programa social já atendeu 395 mil brasileiros. Os voluntários do Calebe acompanham e apoiam idosos que se mantêm isolados. E, também, auxiliam aqueles que estão sofrendo com a crise econômica e social agravada neste período. Só esse ano, já são 1.134 toneladas de alimentos, 27 mil pacotes de fraldas geriátricas, 25 mil kits de higiene, 41 mil máscaras e 23 mil peças de roupa, entre outros itens, doados.

Fortalecimento da fé 

Um dado preocupante no mundo todo se refere à saúde mental dos idosos. Estudo da Associação Americana de Psiquiatria Geriátrica indicou que 20% da população, acima dos 55 anos, sofre com algum tipo de problema como depressão e ansiedade. No Brasil, o Ministério da Saúde já apontou alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Muitas vezes, isso acontece em decorrência da negligência de familiares e da sociedade como um todo.

Contudo é possível prevenir esse cenário, estimulando o idoso a manter o contato social, e também, a cuidar de sua vida espiritual, fortalecendo a sua fé. Por isso, os voluntários do grupo Calebe visitam casas de repouso e hospitais, e também as residências de idosos. Levando doações, cestas básicas, kits de higiene pessoal, mas, o principal que é o alimento espiritual, por meio de uma palavra de fé e esperança.

“O Calebe vem para, primeiramente, dar um suporte espiritual às pessoas da melhor idade. Também é nosso trabalho procurar ajudá-los em todas as áreas. Fazendo com que eles entendam o quanto são capazes e o quanto são importantes para Deus. A cada ação, podemos ver no sorriso de cada idoso a satisfação e alegria de receber o grupo Calebe. E, também daqueles que fazem parte como voluntários. Essa troca de atenção, experiência de vida, cuidado e carinho faz o grupo criar uma afinidade entre eles, como uma família”, disse o Bispo.

Antes da pandemia, as visitas incluíam ações dentro dos locais e das casas. Com as restrições, o grupo continua entregando doações e realiza as visitas mantendo o distanciamento social seguro. Saiba mais sobre essas ações.

O grupo Calebe

O Calebe disponibiliza palestras temáticas, assistência jurídica e previdenciária, idiomas, alfabetização, informática e cursos profissionalizantes, além de esportes, entre outros. Esses projetos são fundamentais, pois, muitas vezes, os idosos não têm acesso fácil a informações e atividades.

“O Projeto Calebe Inclusivo, por exemplo, aborda diversos temas relacionados aos direitos do idoso, ação de orientação previdenciária e jurídica, questões sociais e de amparo ao público da melhor idade. Além disso, as palestras com enfoque em saúde, bons hábitos e demais cuidados da melhor idade, principalmente o cuidado espiritual, auxiliam diretamente na qualidade de vida e bem-estar dos idosos”, explicou o Bispo.

Especialmente durante a pandemia, as aulas e atividades online proporcionadas pelo grupo Calebe diminuíram o impacto do distanciamento social na vida dos idosos. Além disso, as ações sociais não pararam e doações continuaram a beneficiar aqueles que mais precisam.

Com apoio de voluntários de grupos como a Força Jovem Universal (FJU), mantendo o distanciamento e respeitando todos os protocolos de segurança e higiene, também realizaram visitas na porta da casa dos calebes. Saiba mais aqui.

Acompanhe as atividades do grupo Calebe por meio das redes sociais. A saber, o grupo ainda disponibiliza um número nacional, o Whatsapp (11) 99571-9920. Você também pode se tornar um voluntário do Calebe. Encontre o endereço de uma Universal mais próxima da sua casa e entre em contato com o grupo da sua localidade.


Dia do idoso reforça a necessidade de proteger e cuidar da população da terceira idade
  • Michele Roza / Fotos: Getty Images e Cedidas 


reportar erro