Rede aleluia
O que torna a comunicação cada vez mais difícil entre os casais
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Terapia do Amor | 17 de agosto de 2020 - 14:23


O que torna a comunicação cada vez mais difícil entre os casais

Em mensagem aos casais, Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, falaram sobre o problema. Saiba mais

O que torna a comunicação cada vez mais difícil entre os casais

Em mensagem aos casais, durante reunião no domingo último (16), no Templo de Salomão, o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, falaram sobre um problema que a maioria dos casais enfrenta na vida conjugal: a dificuldade na comunicação.

Segundo o Bispo Renato, os casais argumentam que não conseguem dialogar, se entender e entrar em um acordo sobre determinados assuntos ou situações. O que torna a comunicação cada vez mais debilitada entre os cônjuges. E que, muitas vezes, ao verificar o que realmente está acontecendo, a origem do problema se encontra antes mesmo dessa comunicação falha.

“O problema começa com a chateação. Quando você está chateado é difícil comunicar de uma forma agradável ou até mesmo querer falar. Quando você está chateado, quer ficar na sua, ou se abrir a boca vai falar bobagem. Por isso que a comunicação para muitos casais é uma dificuldade. Porque eles estão em constante estado de chateação, seja por algo simples ou grave”, constatou.

A origem do problema

Em qualquer relacionamento é possível que um pequeno detalhe ou uma situação maior provoque chateação entre as pessoas. Pode ser a forma como se fala com o outro, uma atitude — até mesmo a falta de atitude — diante de um problema, ou um hábito de solteiro que precisa ser revisto porque incomoda o cônjuge.

“Quando a Cristiane falava comigo de um jeito que eu me sentia afrontado, eu não escutava mais e já ficava chateado. A comunicação quebrava na mesma hora. Levou anos para eu entender o que me irritava e comunicar isso para depois ela entender também. Por outro lado, quando eu deixava coisas fora do lugar em casa, aquilo a chateava. E, a culpa era minha, insistindo em um comportamento que ela já tinha falado para mim muitas vezes que a chateava”, contou o Bispo.

Elimine a chateação

A comunicação não melhora enquanto não se elimina a chateação. Depois que um dos cônjuges identifica qual é a situação que o irrita e o entristece, e ambos entendem isso, a chateação não afeta mais a comunicação do casal.

“Você quer estar mais próximo, mais íntimo do seu cônjuge, então, elimine a chateação. Veja o que tem feito que irrita. Às vezes, é uma coisa boba, simples. Quando se comunicam, vocês podem resolver tudo, a fim de alcançar coisas maiores e melhores. Pense no benefício dessa comunicação”, disse o Bispo Renato.

Sabedoria do Alto

Segundo Cristiane, por mais que a pessoa fique frustrada diante de uma situação que a chateou, é importante buscar resolver com a sabedoria que vem do Alto.

“O problema é que a gente quer resolver os problemas sem contar com Deus. Eu aprendi com Deus. Comecei a orar e pedir a Deus sabedoria (…) para saber como falar (…) usar as palavras certas (…) e funciona. Sabedoria só vem do Alto. Para lidar com as diferenças, a única fórmula é você ser sábia, é saber como fazer. E Deus pode nos dar isso”, concluiu.

Assista ao vídeo da reunião abaixo e confira a mensagem na íntegra:

Terapia do Amor

Quer saber mais sobre temas referentes à vida a dois e receber orientação para o seu relacionamento? Participe de uma reunião no Templo de Salomão, aos domingos, às 9h30.

Ou, compareça à Terapia do Amor, às quintas-feiras. As palestras orientam solteiros e casados sobre como utilizar a fé e os ensinamentos bíblicos para construir um relacionamento feliz.

Para encontrar o endereço de uma Universal mais próxima de sua casa e se informar sobre os horários das reuniões na sua localidade, clique aqui.


O que torna a comunicação cada vez mais difícil entre os casais
  • Redação / Foto: Getty Images 

  • Colaborador: 

  • Michele Roza


reportar erro