As lições do filho pródigo
Medite nesses 7 ensinamentos valiosos deixados pelo Senhor Jesus
Das parábolas deixadas pelo Senhor Jesus, a do filho pródigo é uma das mais conhecidas e rica em lições. A parábola fala de um homem que tinha dois filhos. Certo dia, o mais jovem procurou o pai e reivindicou sua parte na herança, o qual foi atendido prontamente.
“E disse: Um certo homem tinha dois filhos; E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.” Lucas 15.11,12
O Bispo Adilson Silva explica que os dois filhos representam os dois tipos de pessoas que existem dentro da igreja. Enquanto o pai representa Deus.

1ª lição: Deus respeita a nossa vontade
Aquele pai sabia que o filho era jovem e inexperiente. Podia, portanto, impor sua autoridade de pai e negar o pedido do filho e impedi-lo de se afastar dele. Mas, mesmo sabendo que a escolha do filho era má, deu a parte da herança que lhe cabia e permitiu que ele partisse.
É assim que Deus age. “O Espírito Santo nos inspira e mostra qual direção temos que seguir, mas Ele não impede que cometamos erros. Se a pessoa escolher fazer a coisa errada, o Espírito Santo não vai impedi-la. Ele permite que a pessoa erre, mas também permite que ela colha aquilo que plantar”, esclarece o Bispo.
A palavra “pródigo” significa esbanjador. Ou seja, aquele que não utiliza de forma correta seus recursos. Assim são muitos cristãos. Não dão o devido valor aos recursos espirituais que recebem.

2ª lição: Longe do Pai, a sensação de bem-estar é temporária
A princípio, aos olhos desse filho, sua escolha representava a tão sonhada liberdade. É provável que tenha demorado um tempo considerável para que gastasse tudo que tinha. Nesse ínterim, viveu à sua maneira, desfrutando de todos os prazeres que o dinheiro podia lhe proporcionar, sem ter que dar satisfação a quem quer que seja.
“E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.” Lucas 15.13,14
Entretanto, os dias de aparente glória chegaram ao fim. Depois de gastar tudo que tinha, ele se viu na miséria, passando privações a ponto de não ter o que comer. Foi, então, que caiu em si.

“A verdade é que quando a pessoa se afasta de Deus, por mais que ela ache que está livre, cedo ou tarde irá perceber que está nas garras do diabo. Essa sensação de bem-estar é temporária”, destaca o Bispo Adilson.
Leia também:
Como saber se Deus me perdoou?
3ª lição: Algumas pessoas para terem um encontro com Deus, primeiro precisam ter um encontro com o diabo
Foi exatamente isso que aconteceu com o filho pródigo.
“E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. ” Lucas 15.15,16

Ele, que era filho de um pai rico, atingiu o nível mais baixo da miséria. A fome que sentia era tanta que chegou ao ponto de desejar se alimentar com a comida dos porcos, mas até isso lhe era negado. “Ali ele teve um encontro com o diabo. Tem gente que só vai entender que precisa de Deus quando tiver um encontro com o diabo. No caso dele, foi necessário”, lamenta o Bispo.
4ª lição: Quando há arrependimento sincero, sempre haverá o perdão de Deus
Finalmente, ele havia reconhecido que cometeu um erro ao se afastar do pai. Estava sinceramente arrependido e consciente da gravidade de suas ações. Por isso, não se julgava no direito de voltar na condição de filho.
“E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.” Lucas 15.17-19

“Ele voltou quebrantado, arrependido. E essa é a condição para que haja o perdão de Deus. Não importa o que a pessoa faça, se há arrependimento sincero, sempre haverá o perdão de Deus. Seja para os filhos pródigos fora da igreja ou para as dracmas perdidas dentro da própria casa”, afirma o Bispo.
5ª lição: Deus nos aceita como estamos
“E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.” Lucas 15.20
Aquele pai não olhou o estado que o filho se encontrava. Sujo, fedido e maltrapilho. Quando o viu, correu ao seu encontro e o abraçou e beijou. O que importava para ele era que o filho estava de volta em seus braços.
Assim é Deus. Não importa em que condições você se encontra. Tudo que Ele quer é que você volte. “Você pode ter mentido, adulterado, roubado, traído. Você pode vir todo sujo, Ele vai te aceitar. Claro, depois Ele vai lhe transformar”.

6ª lição: Deus transforma e dá uma nova vida ao arrependido
“Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés.” Lucas 15.22
A pessoa pode até vir como está, mas se, de fato, houve um verdadeiro arrependimento, Deus irá transformá-la em uma nova criatura. A exemplo do que o pai do filho pródigo fez, ao mandar que lhe trouxessem novas vestimentas e colocassem o anel no dedo do filho. Aquele anel representava a autoridade que um dia ele havia perdido. Ou seja, o anel selava de uma vez por todas o perdão e a confiança reconquistada.

7ª lição: Os que se humilham diante de Deus, sempre serão exaltados
Naquele mesmo dia, o pai deu uma grande festa para comemorar a volta do filho que estava perdido e foi achado.
“E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se”. Lucas 15.23,24
“É isso que acontece quando a pessoa reconhece sua condição e se humilha diante de Deus”, finaliza o Bispo.

Se você está longe da casa do Pai, volte o quanto antes. Ele lhe espera ansioso e de braços abertos. Participe da reunião do Encontro com Deus, que acontece todos os domingos, no Templo de Salomão, às 9h30, ou em uma Universal mais próxima de sua casa. Consulte aqui os endereços.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo