thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

VOCÊ TENTANDO RESOLVER O PROBLEMA ERRADO?

Às vezes, você tem concentrado seus esforços no problema errado, o que resulta em uma vida sem progresso e sem paz. Resolva na raiz o verdadeiro problema e veja os resultados incríveis

Dura coisa é você colocar recursos e esforços para resolver um problema, quando, na verdade, o problema é outro.

Muitas pessoas tentam resolver um problema que elas acham que tem. Por exemplo: “eu tenho que arrumar dinheiro”. Mas, na verdade, o que essa pessoa tem é um problema de pensamento (a maneira como ela pensa sobre dinheiro, como ela gasta dinheiro, como ela pensa em ganhar dinheiro). E, todas as manhãs, ela sai com aquele pensamento. Da mesma forma, muitos pensam: “eu tenho um problema de relacionamento no casamento”. Mas, na verdade, o problema está dentro da pessoa (carência, insegurança, mágoa), que dita todo o comportamento da pessoa, manifestando-se nas brigas.

Sobre isso, o Senhor Jesus disse: “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao Altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do Altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta” (Mateus 5:23-24).

Veja que a pessoa estava em um processo, ela precisou parar o processo por causa de outra situação, para só, então, retomar o processo. A lição é que não adiantaria a pessoa apresentar uma oferta a Deus buscando agradá-Lo quando ela tem uma questão mal resolvida com outra pessoa.

Assim são com as mágoas, por exemplo. É oculto. No fundo do coração, a pessoa guarda essa mágoa. Ou guarda uma culpa (em que ela não consegue se perdoar pelo que fez). Pode ser também um desejo de vingança contra quem errou contra ela. Ou de orgulho, que a impede de chegar em quem ela feriu e pedir perdão. São sentimentos profundos em que no dia a dia a pessoa não pensa nisso, mas pode controlar os comportamentos dela.

É como um pai, que se sente culpado por ter feito o filho passar pela separação. O filho vai visitar o pai e o vê com outra mulher, enquanto a mãe está amargurada pela traição. E o que o pai faz? Permite ao filho fazer o que quiser (ele até mesmo desrespeita a madrasta). E o filho não respeita a nova esposa do pai. E, pela culpa, o pai deixa as coisas como estão (a culpa de ter estragado a própria família). E o casal briga o tempo todo por causa dessa situação. Quando, na verdade, o problema é a culpa que está ali.

São sentimentos enraizados nos bastidores do coração. A pessoa não pensa nessas coisas. E o que se vê são os comportamentos. Há, por exemplo, até doença, porque a mágoa adoece a pessoa. A pessoa não pensa nas consequências, ela só pensa em fazer o outro pagar pelo que fez.

Então, como disse o Senhor Jesus, não adianta você oferecer a sua oferta com essa pendência. Conceda o perdão, tire o sentimento, o “câncer” de dentro do coração. E com o coração leve, o orgulho quebrado, a culpa resolvida, as mágoas apagadas, volte e faça a sua oferta, que, assim, lhe trará resultados.

Muitas pessoas não descem aos porões do coração para ver as coisas sujas que estão lá dentro e, assim, perdem tempo arrastando situações ao longo da vida.

Faça essa faxina. Você vai gostar do resultado.

Confira a mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso