thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

DESÂNIMO ESPIRITUAL: COMO SAIR DISSO

Você sabe o que é desânimo espiritual? Se estiver passando por isso, saiba que existe uma maneira de sair dessa situação, depende apenas de você.

Muitos estão enfrentando o desânimo espiritual, mas o que é isso? É quando você não consegue mais orar como antes, não lê a Bíblia, diminui a frequência na igreja, logo, vive mais na base da força do seu braço do que pela fé. Naturalmente, você se envolve mais com trabalho, estudos, lazer e não faltam vozes para fazer você desistir de vez da fé.

Isso já aconteceu, por exemplo, com Elias que pediu a morte (1Reis 19:4) quando o que ele esperava não aconteceu. Então, ele entrou numa espécie de depressão espiritual e pediu para morrer. Essa é uma das grandes causas do desânimo espiritual: a pessoa investiu com força na fé, nas orações, fez tudo o que foi orientado e a resposta não aconteceu quando ou do jeito que ela queria. Aí vem a frustração e a queda. Mas, às vezes, você pode ter deixado sua carne prevalecer por desleixo ou cansaço. Com o tempo, desanima de manter a obediência a Deus.

Mas as consequências disso não aparecem no mesmo dia, e num primeiro momento tudo parece bem. Mas no mundo espiritual você está enfraquecendo, sua imunidade espiritual está baixa, ouve menos a voz de Deus e se aproxima mais do diabo, fica cada vez mais cego, espiritualmente, e quando menos esperar vai acordar no inferno.

Por isso, a Palavra de Deus nos alerta:

“Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.”

Efésios 5:14

Como sair dessa situação?

Não tem segredo: simplesmente, volte a fazer o que fazia antes, como disse o Senhor Jesus à igreja que havia perdido o primeiro amor:

“Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras…”

Apocalipse 2:5

E deve praticá-las, mesmo sem sentir vontade, pois é assim que mantemos nossa fé, fazendo o certo, não importa se sente vontade ou não. Como disse anteriormente, é horrível fazer certas coisas, porque violentam nossa vontade e comodismo, mas depois que faz, fica feliz. E a última dica é: bom ânimo.

“… tende bom ânimo …”

João 16:33

Dê essa ordem a si mesmo, se anime e quebre as correntes desse desânimo espiritual. Assista à mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso