thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

VOCÊ ENTREGOU SUA FORÇA A ALGUÉM?

Você já entregou sua força a alguém e se deu mal? Contudo, há um único que, se você confiar em sua força, Ele vai te fortalecer e auxiliar, ao invés de te destruir ou descartar como um lixo

Por que você não deve dar a sua força a ninguém? Entregar a sua força à outra pessoa (ou pessoas)?

Diz assim, em Provérbios 31, versículo 3: “Não dês às mulheres a tua força (…)”.

E antes que você, mulher, sinta aí uma coisa na barriga (“está falando da mulher e tal…”), quem deu esse conselho foi uma mulher, foi a mãe do rei Lemuel, que disse para ele: “não dê às mulheres a tua força”. Foi a mulher que falou da “mulher virtuosa” (Provérbios 31:10), que, apesar de virtuosa, se você entregar para ela a tua força, você vai se tornar um bichinho de estimação nos dedinhos dela.

Naturalmente, quando você olha toda a Escritura Sagrada, você vai entender que isso não se resume apenas ao homem com relação à mulher. A mulher entregar ao homem a sua força também é tão nocivo quanto. Mas há uma peculiaridade na questão do homem que entrega a sua força à mulher.

Vamos entender o que significa, neste sentido bíblico. “Dar força a alguém” significa você sujeitar a sua vida às vontades de alguém. Ou seja, essa pessoa se torna como o seu “deus”, o seu guia, o seu mestre, digamos assim. O que ela quer, o que ela manda é lei para você.

Também, significa tornar alguém a sua razão de viver. Sem aquela pessoa, você não tem mais razão de ser…

Às vezes, você vê aí notícias de pessoas que quando perdem uma pessoa amada, perdem um ente querido, elas se matam, elas não têm mais razão de viver.

Teve um caso, nos Estados Unidos, de uma milionária. Quando aconteceu o terremoto na Turquia, recentemente, ela perdeu o seu marido e filhos. Quando ela recebeu a notícia, ela, simplesmente, não aguentou. Ela correu, literalmente, segundo relatos, na sala da sua casa, do seu apartamento, e pulou. Suicidou-se. Não quis mais viver, porque perdeu a sua razão de viver.

Também podemos dizer que “dar a força a alguém” é fazer desse alguém o foco da sua vida. Tudo é sobre ele, sobre ela. Nós vemos muito isso no mundo dos fãs e ídolos. Há fãs que o ídolo (seja um cantor, um artista, uma cantora, um grupo, um ator, um jogador) se torna o foco da vida dessas pessoas. Como nós vimos, recentemente, para assistir ao show de uma cantora famosa que veio ao Brasil, teve uma fã que colocou fralda geriátrica para poder ficar na fila.

Então, nós vemos isso acontecer com o ser humano. Mas por que isso acontece? Porque Deus criou o homem já predisposto a adorar.

O homem tem uma inclinação à adoração. Isso foi colocado no coração do homem para que o homem queira buscar algo ou alguém maior do que ele. E, nesta busca, encontre o Único digno dessa adoração, que é o próprio Criador. Foi Deus Quem colocou isso dentro da gente. Ele é o Único digno de corresponder de forma saudável a essa inclinação.

Quando o ser humano não preenche esta necessidade de adorar com o seu relacionamento com Deus, então, ele coloca outro alguém ou algo naquele lugar.

O primeiro mandamento que Deus deu no Monte Sinai, quando Moisés recebeu as Tábuas da Lei, os Dez Mandamentos, foi: “não terás outros deuses diante de Mim”.

Deus falou isso, porque Ele sabia que os seres humanos têm inclinação para adorar coisas e pessoas.

Assim, esta outra pessoa vai roubar as forças desse adorador. Compreendeu? Então, tem muita gente por aí gemendo, padecendo, chorando de sofrimento emocional por colocar alguém no lugar de Deus.

Tem homem que, antes de entregar a sua força à mulher, era um leão. Mas, agora, virou um ratinho. Eu me lembro de um empresário que se apaixonou por uma garota de programa. Ele disse para ela: “eu vou te tirar dessa vida”. Isso é uma história real. Então, ela se mudou para a casa dele. Ela foi tirando tudo dele. Por fim, ela o deixou e voltou para aquela situação. Esse homem não conseguia mais trabalhar, sua empresa estava indo à falência.

E há muitas mulheres também que entregam suas forças para homens. Há pessoas que se apegam a um político como se ele fosse um salvador. Há os que se apegam a uma ideologia.

Portanto, cuidado! Porque, talvez, você tenha entregado a sua força para algo ou alguém.

Há pessoas que dizem crer em Deus, mas isso é da boca para fora, porque o deus verdadeiro delas é algo ou alguém.

Deus é o único que não vai tirar vantagem de nós. E é o único que pode corresponder a essa entrega, devolvendo para nós mais força.

Por Deus ser tão puro, poderoso, amoroso, quando você entrega a sua força para Ele, adivinha o que acontece? Você se torna mais forte.

Assista à mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso