VOCÊ É O PRODUTO DAS PESSOAS QUE MAIS ABOMINA?
É possível que você se transforme em uma nova versão de si mesmo; há uma maneira de fazê-lo, deixando de lado a raiva que corrói a sua alma e confiando na justiça de Deus. Comece agora!
Eu quero falar com você, que se tornou uma pessoa cheia de raiva, uma pessoa em que o estado normal é o de revolta (às vezes, chegando até ao ódio e à vingança). Você se tornou descrente de tudo e de todos. Você não acredita mais em justiça, amor, respeito, nem mesmo no ser humano. Você é aquele tipo de pessoa que diz: “quanto mais eu conheço o ser humano mais eu amo o meu cachorro”. E eu entendo você.
Talvez, você adotou um lema que diz: “na vida, sou eu e Deus por mim e ninguém mais”. Você assumiu essa postura depois de tantas decepções. E, agora, você age individualmente e conta o menos possível com o ser humano.
Sabe por que você se tornou assim? Porque você se decepcionou com pessoas de quem você esperava muito (ou quem sabe nem tanto assim, mas esperava pelo menos o mínimo). Você se decepcionou com familiares, pessoas da igreja, com seres humanos pela falta do mínimo de decência, depois de você ter ajudado alguém. Você fez algo de boa vontade para alguém e essa pessoa lhe devolveu com traição. Então, para não se machucar mais, depois de ter sido deixado na mão, você decidiu levantar uma barreira para não se machucar novamente.
Porém, pense comigo: você, hoje, é o produto das pessoas que você mais abomina. As pessoas que falharam com você criaram esta versão de você. E você tenta reter a sua bondade e sanidade, mas você está no limite (de explodir, de grosseria). Você está se tornando como aquelas pessoas que você criticou. Será que esse é o melhor caminho?
Então, eu lhe entendo plenamente e eu já senti algo assim. E Deus também sabe que o ser humano tem essa tendência à revolta, por causa do senso de justiça. Este senso de justiça vem de Deus, que coloca isso dentro de nós como uma bússola contra a maldade.
Só que a Palavra de Deus diz: “Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” (Tiago 1:20).
A sua ira vai gerar mais injustiças, mais pessoas machucadas, mais pessoas que vão se tornar extremamente individualistas, descrentes dos seres humanos e o mundo só vai piorar.
Então, a solução é confiar em Deus. A sua versão melhor de si mesmo é a versão que Deus pode criar, que Ele chama de “nova criatura”. É alguém que tem um olhar diferente sobre a humanidade. Você acha que Deus não Se ira também? No Salmo 7, está escrito que Deus Se ira todos os dias. E com todo o poder que Ele tem, você não acha que Ele poderia fazer cair uma chuva de raios e acabar com tudo? Mas Ele olha para os seres humanos com outros olhos. Assim, você tem que ver o mundo como Deus vê. Isso não vai fazer você parar de sentir ira (porque Deus também sente), mas vai fazer com que você não se consuma.
Talvez, você se fechou para amizades. Talvez, você, homem, diga: “eu não quero saber de mulher. Elas só trazem problemas”. E todas as mulheres do mundo pagam a conta por causa de duas ou três que te fizeram sofrer. E você paga o preço da solidão, de se fechar para o mundo, para os familiares. E você fica em uma maneira terrível de se viver: eu não quero as pessoas, mas eu preciso das pessoas. O que você precisa entender é: “eu não vou continuar sendo o produto dessas pessoas. Eu quero me tornar a versão de quem Deus quer que eu seja. Eu vou olhar para o ser humano como Deus olha. Eu quero também ter compreensão. Eu quero ter outro ponto de vista”.
Então, fale com Deus para Ele tirar do seu coração esse combinado de lixo emocional que se acumulou ao longo dos anos. E que você seja sábio (não é ser bobo). O sábio conhece toda a maldade do mundo, mas ele não se deixa corromper. Ele está acima da maldade do mundo.
Pense a respeito ouvindo a mensagem completa no vídeo acima.