thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

QUEM É VOCÊ QUANDO GANHA? E QUANDO PERDE? Faça o teste

A sua reação a esses dois momentos diz muito sobre você!

Quem é você quando você ganha? E quem é você quando você perde? Reflita sobre o seu histórico de reações diante de perdas e de ganhos. Como você reage quando você tem sucesso, quando você ganha um dinheiro esperado, uma disputa? Quem é você quando as coisas não acontecem do jeito que você gostaria? Quando você perde o que investiu? Quando algo valioso se perdeu? Quando você perdeu o emprego? Quando não recebeu a promoção que esperava?

Se você, realmente, tiver a coragem de encarar as suas reações sem favoritismo, sem tentar melhorar a sua imagem aos seus próprios olhos, você vai ter uma figura mais real sobre quem você é.

Um fato conhecido na gestão de negócios é que se você quiser conhecer uma pessoa, você tem que dar poder para ela. É um fato. Porque alguns não deixam a vitória “subir para a cabeça”. Ou seja, a pessoa se mantém humilde diante do sucesso e caso perca é indiferente. Mas têm pessoas que não sabem lidar com o dinheiro, com o poder, com a fama, com subordinados. Fazem coisas que não condizem com o que é justo. E há pessoas que quando perdem o que têm (dinheiro, casamento, posição, reputação, fama, seguidores), não reagem bem. Por isso, esta pergunta é muito pertinente para todos nós.

O Senhor Jesus me fez lembrar do final da “Oração do Pai-Nosso”: “E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque Teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém” (Mateus 6:13).

Se você recebeu poder, esse poder vem de Deus. É emprestado. Não é seu. Mas muitos não entendem isso, assim, quando algo é tirado delas, a vida acaba, porque associou a vida ao poder, ao dinheiro, à fama. E tudo isso é passageiro.

Paulo disse: “Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho” (Filipenses 4:11). Mas as pessoas só querem saber da parte boa. Por exemplo, quando a pessoa pensa no “Pai Nosso”, ela logo pensa em “o pão nosso dai-nos hoje”. As pessoas são seletivas na escolha da Palavra, mas Deus não é seletivo. Ele executa tudo. Ou seja, se eu não tiver sucesso, mesmo assim: graça a Deus! Seja feita a Tua vontade e livra-me do mal. Talvez, você esteja bufando por ter perdido algo ou se achando por algo (e cuidado, porque você pode perdê-lo), mas faça esta “Oração do Pai-Nosso” pensando em cada palavra.

Reflita sobre isto acompanhando esta mensagem na íntegra por meio do vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso