thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

Perdendo tempo com o tolo

Imagem de capa - Perdendo tempo com o tolo

Há pessoas que simplesmente não reagem a um argumento inteligente. Por alguma razão, é como se a sua massa encefálica tivesse virado gelatina. Não funciona. É o caso de pessoas preconceituosas, por exemplo.

Preconceito, por definição, não é resultado de inteligência. Uma pessoa que considera outra inferior simplesmente pela cor da pele, nacionalidade, religião ou outra característica, não está usando a inteligência. E se ela não se tornou preconceituosa por razões inteligentes, tampouco deixará de ser por elas.
Mas preconceito é apenas um exemplo. Tolos e tolices abundam por aí, em todas as áreas e situações, e até mesmo dentro de casa. Já se sentiu como se estivesse falando com a parede quando tentava arrazoar com um familiar?
Sobre isso, Salomão aconselhou:

Não perca tempo falando com um tolo, porque ele desprezará a sua conversa inteligente. Provérbios 23:9

Às vezes você tem que apenas deixar que a tolice do tolo acabe lhe ensinando a lição que você arduamente tentou mas não conseguiu lhe ensinar.
Enquanto isso, fale a quem quer ouvir. Ensine quem quer aprender. E não perca seu tempo com tolos.
 
P.S. Quem assistiu Toy Story entende o porquê do Buzz Lightyear na imagem acima. “There’s no sign of intelligent life anywhere.” Às vezes me sinto assim.
 
 
Ver também:

 
Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…