thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

PASSADO VIVO vs. PASSADO MORTO

Em diversas ocasiões em sua existência, você revisitou o passado, seja por meio de um pensamento, palavras, atitudes ou recordações. No entanto, a questão que permanece é: o seu passado está vivo ou morto? Ele te ajuda a melhorar ou te afunda ainda mais?

Quando você não coloca uma pedra no seu passado, você já a colocou no presente e no futuro. Muitos já estão parados no tempo, não conseguem avançar na vida, estão bloqueados, porque o passado ainda está vivo. Eles estão morando no passado. É até curioso imaginar você entrando no passado, morando ali, curtindo, assistindo tudo o que já passou e que está limitado ao que passou. Nada novo vai acontecer, afinal, você está dentro do passado.

Deus nos ensina a olharmos para frente. Por exemplo: eu quero chegar ao Céu, então eu tenho que focar no Céu. Cada passo hoje vai me levar para o Céu e evitar com que eu dê outros passos que me distanciem dele. Assim é a fé: ela foca no futuro, na esperança e age hoje na direção dessa esperança.

A fé olha para trás como referência. Os heróis da fé, por exemplo, mostraram a maneira correta e também a errada de se viver. Veja que nenhuma nação escreveria um livro sobre si mesma expondo suas vísceras. A Bíblia não foi um livro para exaltar um povo, mas para exaltar Deus. E Deus fez questão de deixar esse passado registrado para que nós não venhamos repetir os erros dos nossos antepassados e que possamos tirar algo dos bons exemplos. Assim, há um passado vivo que é bom, que me ajuda no presente.

Mas há um passado que é ruim. Assista à mensagem acima e saiba qual é e como não deixar com que ele atrapalhe a sua vida.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso