thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O PODER DA LÍNGUA PARA MUDAR SUA VIDA

Pense muito bem nas palavras que saem da sua boca, se não for para ajudar, levantar, acrescentar e trazer o bem, então é melhor se contentar com o silêncio

O Espírito da sabedoria nos alerta, pela boca do apóstolo Paulo, dizendo assim: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem” (Efésios 4:29).

O que é “palavra torpe”? Segundo o dicionário, “torpe” significa “que contraria ou fere os bons costumes, a decência, a moral, que revela caráter vil, infame, causa repulsa, asqueroso, nojento”. Isso quer dizer “torpe”.

Na Bíblia, no grego, onde foi escrita originalmente esta carta aos efésios, significa palavras podres, corrompidas.

Então, a orientação do Espírito de Deus àqueles que querem viver corretamente é que não deixem sair nem sequer uma palavra podre, corrompida, nojenta, suja, pervertida e imoral da sua boca.

Por que esta orientação? Por que não falar essas palavras, mas só falar palavras que forem boas para promover a edificação daqueles que as ouvem (ou seja, palavras que venham construir aqueles ouvintes)?

Só o ser humano fala, porque Deus colocou dentro dele esse poder. Deus é palavra. O nosso Deus não é como outros deuses deste mundo. O nosso Deus é a própria inteligência. E se você parar para pensar, você vai entender que Ele colocou este poder dentro de nós, a sua criatura principal. Ele estendeu esse poder ao ser humano somente. E é este poder que diferencia o ser humano dos outros animais: a sua capacidade de raciocinar, de se comunicar de forma desenvolvida através das palavras que nós aprendemos.

A Bíblia mostra no capítulo 3, de Tiago, que a língua é como fogo, como uma faísca que incendeia uma floresta. A língua também pode incendiar, contaminar todo o corpo. E até levar uma pessoa para o inferno. O poder da língua é imensurável, não existe régua que possa medir o poder das nossas palavras.

Então, a pergunta é: como você tem utilizado esse poder? Talvez, você fale palavrão, xingue pessoas queridas, deixe sair pela sua boca críticas inúteis (só para você se sentir melhor). Você critica uma pessoa e a coloca para baixo. Você fala dos defeitos da outra pessoa. Você usa sua língua para passar adiante informações incompletas que chegaram aos seus ouvidos. Informações maldosas que você, sem verificar, passou adiante e fez mal a outra pessoa. Você feriu outra pessoa.

Talvez, as suas palavras sejam contra você mesmo. Quando você fala, você comete suicídio verbal. Quando você diz assim: “olha, eu não sei o que vai ser da minha vida. Eu não sei o que eu vou fazer. A minha vida é um lixo. A minha vida não vale nada. A minha vida não presta. Não sei porque eu estou neste mundo, era melhor eu morrer mesmo. Eu não consigo nada. Tudo para mim dá errado”.  Você não tem noção do quanto você está barrando o seu progresso, amaldiçoando a sua vida, corrompendo as suas próprias chances de vencer.

Então, o conselho de Deus é: “não saia da sua boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação”.

Assista ao vídeo acima e aprenda mais sobre o assunto.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso