thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O ORGULHO IMPEDE VOCÊ DE ORAR

Você não precisa pagar para ser ouvido, com Deus você pode orar quantas vezes quiser, quando, e o dia que quiser. Vença o seu orgulho e tente

“Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe; se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar; digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister. E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á” (Lucas 11:5-10).

O Senhor Jesus nos deu esse ensinamento, naturalmente, sobre o poder da oração, de insistir. E como Ele mesmo fez questão de ilustrar através da parábola do “Amigo Importuno”, Ele falou sobre a importância de até mesmo importunar Deus através da oração. Não que Deus se importune, mas, para que o ser humano compreenda a importância da perseverança na oração, Ele usou a ilustração deste amigo importuno acordando o outro à meia-noite.

Então, isso é uma lição que todos nós precisamos aprender, porque eu nunca encontrei alguém que tenha dito: “olha, eu tenho orado demais, eu preciso orar menos”. Mas, há pessoas que dizem: “eu preciso pedir mais, buscar mais proteção, luz, direção, livramento. Eu preciso orar mais”.

Um erro humano é que, às vezes, nós queremos fazer as coisas na força do braço, quando nós temos o braço forte do nosso Senhor e tudo o que nós devemos fazer é orar, importuná-Lo. Jesus estava querendo dizer aqui que não é importunação para Deus. Para nós, parece ser. Eu já vi pessoas dizerem: “eu não quero incomodar Deus com isso”. Para nós, parece importunação, mas para Deus é um sinal de dependência. Assim como um filho diz: “pai, o que o senhor acha? O que eu devo fazer?” O pai quer ouvir o filho. Se há uma coisa que mata as famílias, hoje, é o silêncio. Os filhos que não falam com os pais e ficam com a cara no celular o dia todo. Essa falta de comunicação mata as famílias. Às vezes, o filho está pensando em suicídio em casa, mas o pai e a mãe não sabem.

Então, eu te pergunto: se Deus sabe tudo e, por isso, nós não precisamos falar, então por que Ele deixou essas palavras, aqui? Não é porque Ele não sabe o que a gente precisa, é porque Ele quer que exercitemos a nossa fé. Você precisa exercitar a sua fé e a oração é a forma como nós mostramos para Deus que precisamos de ajuda, mostramos a nossa humildade, a nossa posição de necessidade. A gente pede porque reconhece que precisa. Quando a necessidade se torna maior do que o orgulho, a pessoa busca resolver o problema.

Então, seja o filho que agrada o Pai. O Senhor Jesus mesmo sendo um com o Pai, Ele Se retirava para orar. Todos nós podemos praticar mais isso. Podemos fazer mais isso, a qualquer lugar, a qualquer momento e não pagamos nada. É só falar: “meu Pai, em nome do Senhor Jesus, eu te peço: ouve, agora, a minha oração”. E, aí, você fala as suas próprias palavras e veja como Ele vai reagir ao que você vai pedir.

Confira esta mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso