thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O OLHAR DE ÁGUIA PARA EVITAR MUITAS DORES

Pense em reduzir 50% o tempo em que você dedica a sua atenção às pessoas e o mundo ao seu redor, para realizar ações que tragam benefícios significativos para sua vida. Você verá uma grande mudança

Aqui vai uma dica para você evitar tomar decisões erradas: “Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal” (Provérbios 4:25-27).

Ou seja, foco de águia, olhar para frente. Em qual caminho você coloca os seus pés? Não saia por aí andando aleatoriamente, acompanhando alguém só porque é seu amigo, só porque alguém andou e falou: “vem para cá”. Não é porque alguém lhe chamou que você vai acompanhar. Considere bem o caminho antes de você colocar os pés nele.

Não fique olhando para a vida dos outros. Olhe para bons exemplos, mas não se apoie neles (porque, hoje, podem ser bons exemplos, mas, amanhã, podem ser maus). O Único grande exemplo é o Senhor Jesus, nEle está toda a perfeição. Por isso, o sábio olha para o Céu, para o Criador, porque nEle não há erro. Com respeito aos outros, não olhe. Nem para saber o que estão fazendo, nem para invejar, nem para tentar entender.

Aliás, você já parou para pensar em como o nosso corpo foi projetado? Os nossos olhos foram feitos para olhar à frente. A posição de descanso da cabeça é olhando reto. Se você fica com a cabeça virada por muito tempo, você fica com dor no pescoço. Os nossos pés apontam para frente. Toda a anatomia humana nos dá a dica: olhe para frente e ande para frente.

Não se desvie nos seus caminhos. Isso foi o rei Salomão quem escreveu. Já o pai dele, Davi, orou: “Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no Teu caminho” (Salmos 119:37). Aqui, o princípio é o mesmo: não ficar olhando para o que é inútil.

E quantas pessoas perdem horas do seu dia contemplando as vaidades nas redes sociais? O que fulano fez ou deixou de fazer. E pior: se a única perda fosse de tempo (o que já é precioso, porque o tempo não volta), ainda tem o conteúdo inútil que a pessoa absorveu. A pessoa, então, pode passar meses, anos, de sua vida se esforçando para ter aquilo que ela viu no perfil do outro. Ela tenta comprar o carro, fazer a dieta. Ela atribuiu a posse de algo à felicidade. “Se fulano fez isso e é famoso, bonito e rico, se eu fizer isso, logo, serei famoso, bonito e rico também”. As pessoas são infantis no emocional e no racional.

Você já parou para pensar que se você reduzir o seu tempo nas redes sociais, a sua vida pode melhorar? E se você colocar um pouco dos seus olhos na Palavra de Deus? E se você colocar os seus olhos no que é útil?

Olhe para você e olhe para Deus. Se você fizer isso, você vai crescer muito. E, depois, você vai chegar lá na frente e vai pensar: “meu Deus, quanto tempo eu perdi olhando para o que não deveria”.

Reflita sobre o assunto assistindo ao vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso