thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O MAIOR CARNAVALESCO DE TODOS OS TEMPOS

Não se engane, o seu maior inimigo está dentro de você. No entanto, existe uma maneira de vencê-lo

Eu quero lhe apresentar o maior carnavalesco de todos os tempos. Nunca alguém superou esse sujeito. Nunca alguém fez tantas coisas como ele. Seja no Carnaval ou fora, porque ele não precisa do Carnaval. No Carnaval é quando ele extravasa mais do que o normal tudo o que ele sabe, quer e pode fazer. Mas ele também age fora de época. Eu apresento a vocês o maior carnavalesco de todos os tempos: o seu coração. Sim, o coração humano.

O próprio Senhor Jesus disse assim: “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura” (Marcos 7:21-22).

Parece que Ele está falando do que acontece no Carnaval. Tudo o que nós vemos durante o Carnaval nada mais é do que uma expressão do que está dentro do coração do homem. Nesta época, as pessoas têm a desculpa perfeita para a celebração das obras da carne. É a perfeita justificativa. “Eu fui porque era Carnaval”. “Eu fiz porque era Carnaval”.

Mas você não deve falar: “olha, que povo devasso”. O que está dentro deles está dentro de nós. Porque o coração é o mesmo. A diferença é que temos mais freio. Não devemos julgar essas pessoas, porque muitas delas nem sabem o que estão fazendo. A maioria das pessoas caem na propaganda enganosa. O coração não pensa, ele quer saber de sentir. Então, as pessoas estão dando vazão ao coração, porque o mundo diz para elas: “siga o seu coração”. Olha que conselho absurdo. O Senhor Jesus está falando que o coração é o pior carnavalesco e o diabo está falando: “siga o seu coração”. Em outras palavras, se você seguir o coração, vai parar direto no inferno, no abismo.

Nós devemos procurar ser luz para essas pessoas, mostrar que há um outro caminho. Mas, com esta informação, não seja tão seguro de que você não seria capaz de fazer as mesmas coisas, dadas as circunstâncias. Você verá muitas novas notícias de tragédias, infelizmente. Mas, não somente isso, saiba que se você não guardar o seu coração, não vencê-lo pelo seu espírito conectado com o de Deus, você seria capaz de fazer as mesmas coisas.

Nós não conhecemos o nosso próprio coração. Nós dormimos com o nosso inimigo (o nosso coração) todas as noites.

Então, qual deve ser a sua atitude com respeito a esse carnavalesco? A atitude deve ser de constante vigilância. Olhe para qualquer inclinação estranha que o seu coração venha a dar. A sua mente ligada em Deus deve dizer: “isso não está certo”. Então, você empurra para dentro este sentimento.

Você está com uma raiva que não passa. Daqui a pouco essa raiva vai virar mágoa. Você tem que cortar.

Se o clima não está bom no casamento, não há intimidade, não há amizade, bate aquela carência e o seu coração lhe diz: “olhe para o lado. Veja aquela pessoa. Ela lhe admira. Mande uma mensagem. Arrume uma desculpa só para estar lá”. Seu coração começa a pedir isso. Vigie. O adultério não começa na cama, começa no coração, nos maus pensamentos.

Não se esqueça que a origem de todos os piores Carnavais da história está dentro de você. O lado de fora é só a expressão do que está do lado de dentro.

Somente a mente ligada com Deus é capaz de dominar o coração.

Assista à mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso