thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O LADO RUIM DE SER UM CRISTÃO DE INTERNET

Hoje em dia, com a tecnologia, muitos acompanham as nossas mensagens pelas redes sociais ou em algum canal da internet, onde são disponibilizadas, não somente as nossas, mas inúmeras mensagens de conteúdo cristão para as pessoas ouvirem, assistirem, consumirem. Isso é muito bom por um lado e péssimo por outro.

O lado bom é que a Palavra de Deus com a tecnologia ela cruza fronteiras, chega onde o pastor, onde a igreja não pode chegar, e isso é magnífico. Deus deu sabedoria ao homem para inventar meios de comunicação para acelerar a divulgação do Evangelho. Porque uma das profecias, um dos sinais ligados ao fim do mundo é que o Evangelho será pregado em todo mundo, a toda criatura, todos têm chances de ouvir a Palavra e os meios de comunicação em massa permitem isso.

O lado ruim disso é que muitos cristãos se acomodam com o acesso a essas informações e abandonam a prática de ir à igreja, que é parte da fé cristã. Inclusive a Bíblia diz que quanto mais nós nos aproximamos do final dos tempos mais devemos acentuar a nossa ida à igreja.

E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10:24,25

Nós cristãos devemos estimular um ao outro à prática da Palavra de Deus. Então, esse estímulo vem dessa interação. Quando você vê um colega, um irmão da fé, sendo exemplo você quer ser exemplo também.

Porque muitos querem chamar os amigos, para assistir aos jogos do Brasil em casa? Porque a presença dos amigos ali é diferente. Você curtir alguma coisa com outras pessoas tem um valor diferente. Qual é a graça de você gritar gol sozinho em casa? Não tem graça.

Essa interação com outras pessoas estimula. As pessoas entendem isso sobre o futebol, sobre a faculdade, a escola, sobre muitas outras áreas, mas se tratando da igreja, na questão da fé, a pessoa diz assim: “eu não fui na reunião, mas eu assisti em casa pelo Youtube”. Uma coisa é a pessoa participar do culto pela internet porque está impossibilitada de ir à igreja por alguma razão, outra é você ter condições de ir presencialmente e optar por assistir um culto online. Ora, você está deixando que uma coisa boa se torne ruim para você.

Deus ouve orações e está em todos os lugares, mas Ele estabeleceu a casa de oração para todos os povos. Deus criou a igreja para as pessoas irem e fortalecerem umas às outras.

O ser humano aprende visualmente, aprende pelo ouvir, pelo ver e pelo fazer também. Há uma forma de ensino chamada sinestésica. Todas as nossas faculdades são envolvidas nesse aprendizado e a igreja é a única que oferece isso para o cristão.

Porque é ali que você está focado na Palavra, que você tem a oportunidade de sair do seu assento e ir à frente do Altar, que você está com o calor dos outros irmãos buscando a Deus com intensidade. É ali que o Espírito Santo usa o pastor de acordo com quem está presente.

Você sabia que inúmeras vezes nós pastores preparamos uma mensagem e quando subimos no altar Deus muda a mensagem? A gente quer pregar uma coisa e de repente está falando outra.

Por que Ele muda? Porque Deus usa o servo dEle de acordo com quem está ali. A sua ida à igreja pode mudar a mensagem do pastor. Então veja como Deus honra o unir das pessoas. Aliás foi Jesus quem disse:

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou Eu no meio deles. Mateus 18:20

Ele quis aqui reforçar que Ele vai honrar de uma forma especial as pessoas que se reúnem por causa dEle.

Então, se você deixou o hábito de congregar, não caia nessa armadilha do diabo, não caia na conversa dos desigrejados, que não vão à igreja e querem tirar os outros que vão. Não caia nisso, preze pela sua fé. E não se esqueça: quanto mais nos aproximamos daqueles dias mais devemos acentuar a nossa frequência à casa de Deus.

imagem do author
Colaborador

Renato Cardoso