O CONHECIMENTO INCHA
Todos querem saber das últimas atualizações e estar por dentro das novidades. Mas qual é o real benefício de tanta informação?
Infelizmente, muitas pessoas vivem na constante ansiedade, estresse, preocupação, medo e todo tipo de sentimento ruim porque focam no que provoca e produz esses sentimentos ruins.
Você sabe que os nossos pensamentos e sentimentos são produzidos pelas informações que trazemos para a nossa mente e que nós buscamos na nossa memória?
Ou seja, você não pensa algo do nada. O pensamento já estava dentro de você, em alguma memória, algo que você está vivendo. Ou de alguma informação, alguma notícia que você consumiu, alguém que te falou algo e assim por diante.
A mesma coisa são os sonhos. A própria Bíblia diz que o sonhar vem do muito se preocupar (Eclesiastes 5:3). Então, se você está ansioso, preocupado, é provável que você tenha alguns sonhos embaralhados com algum toque daquilo que você está vivendo.
Cheio de conhecimento. Será?
A primeira batalha que todos nós temos que vencer é contra o nosso próprio eu. Para isso você tem que observar que tipo de informação está trazendo para a sua mente.
O profeta Jeremias escolhia trazer à sua mente apenas aquilo que lhe dava esperança (Lamentações 3:21), ou seja, eu não quero trazer à minha mente o que me desespera, o que me abate, o que me entristece. Eu quero trazer à mente o que me traz esperança, o que me coloca para cima, o que me faz crer num amanhã melhor, etc. Paulo falou algo semelhante:
“Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.” 1 Coríntios 2:2
Paulo era um homem com uma bagagem enorme de informações, um homem estudado, não só em relação às Escrituras Sagradas, mas dos escritores, poetas da época.
Mas quando conheceu o Senhor Jesus, ele concluiu que toda a sua bagagem de conhecimento humano, era lixo, comparado ao conhecimento de Cristo. Por isso ele, em outras palavras, fala ao povo da igreja de Corinto: eu poderia ter falado sobre ‘N’ assuntos, mas eu só vou me ater àquilo que realmente importa para vocês.
E esta é uma atitude muito sábia, você se ater ao que importa. A gente gasta muito tempo com redes sociais, deslizando aquela tela infinita e vendo informações que não ajudam em nada. Se você pegar as últimas notícias de hoje, bater no liquidificador e tentar tirar alguma coisa boa, não vai sair nada. Só violência, sangue, fake news, coisas maldosas, coisas tendenciosas. Dependendo de quem falou não vai sair nada proveitoso, só ansiedade, preocupação, fofoca, medo.
É esse o suco que sai do liquidificador de qualquer canal de notícias. Mas a Palavra de Deus é diferente, é exatamente o oposto. A qualquer momento em que você abrir a Palavra de Deus, vai encontrar uma palavra que traz esperança.
O que fazer?
Paulo também disse:
“O conhecimento incha, mas o amor edifica. E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.” 1 Coríntios 8:1,2
Você já se sentiu inchado? Sente um mal estar, aí você precisa fazer um detox, rever sua alimentação, tirar as toxinas do seu corpo, para ele voltar ao normal. Se isso é ruim para o corpo, imagine ter a mente inchada? De conhecimento inútil, inchado de ansiedade, de preocupação, de más notícias, de mentiras, fofocas, tudo que não presta.
O que Paulo quer dizer é que em vez de conhecimento, informações, vamos praticar o bem. Pois somente saber uma informação, como agora em que eu estou falando com você, e não colocá-la em prática, não adianta. Você só vai ficar inchado.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo