Rede aleluia
Desafio IntelliMen #49
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Renato Cardoso | 30 de novembro de 2013 - 21:11


Desafio IntelliMen #49

Desafio IntelliMen #49

Homens. Inteligentes.
© 2013

 

Desafio #49

Não fazer antes de concluir o Desafio #48.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Assumir seus erros e pedir desculpas
Explicação: “Homem não erra, apenas é mal informado” — dizem e acreditam por aí. O orgulho masculino não nos deixa reconhecer nossos erros. Achamos que estamos certos até quando estamos errados. Sim, porque “se” erramos, é porque alguém nos provocou ou induziu ao erro. Nunca por nossa culpa. Jamais.
Aí está uma das maiores fraquezas do homem, pois nossos erros muitas vezes podem ser nossos melhores professores. Mas se nunca os reconhecemos, como aprenderemos as lições?
Ser homem inteligente é saber que não sabe tudo. É reconhecer que tem falhas. É ser forte o suficiente para pedir desculpas quando erra com alguém.
Seu desafio esta semana será reconhecer seus erros, assumi-los e pedir desculpas a quem você deve.
Isso vale para erros que você cometeu hoje ou há 10 anos atrás, que ainda não tenha assumido e buscado perdão. Talvez você evita ou não fala com um parente há muito tempo ou vice-versa por causa de uma mancada sua. Talvez sua esposa guarda uma mágoa de você até hoje por algo que você nunca reconheceu que fez de errado. Talvez seus pais estão esperando uma ligação sua para ouvir uma simples frase, “Pai, mãe, eu errei com vocês e quero pedir perdão.” Talvez o próprio Deus esteja esperando isso de você.

Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar.
1 João 1.9

Antes de despedir esse pensamento rapidamente de sua cabeça, achando que você não precisa pedir desculpas a ninguém, pense com cuidado:
Quais as mancadas que você ainda não assumiu? Quem você pode ter ferido com seus erros que ainda está esperando suas desculpas? Há alguém* que você evita ou com quem deixou de ter contato porque você nunca assumiu o seu erro?
* Se esse “alguém” é uma ex ou outra pessoa que um novo contato poderá causar mais dano do que benefício, pese bem quão sábio seria contatá-la. A ideia não é piorar a situação ou causar desconforto para ninguém, como para sua atual esposa, por exemplo. Seja prudente.
Caderno de Notas: Escreva as respostas às perguntas acima em seu caderno. Comece escrevendo os principais erros que lhe vêm à mente. Em seguida, escreva os nomes daqueles que foram prejudicados e para quem você nunca pediu desculpas. Esta semana, você vai contatá-los, assumir seu erro e pedir perdão.
Parceiro Oficial: Conversem sobre a dificuldade masculina de assumir erros e pedir desculpas. Falem sobre como isso lhes afeta.
Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente e concluído antes do Desafio #50 que será lançado daqui a uma semana.
Postar: Depois — e somente depois — de você ter concluído este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:
Desafio IntelliMen #49 concluído: Assumi meus erros e pedi desculpas a quem eu devia. (Acrescente qualquer outro comentário a respeito.)
Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)
 
Checklist de verificação
Identifiquei meus erros e as pessoas com quem errei
Pedi perdão e assumi meus erros
Anotei minhas reflexões em meu Caderno de Notas
Conversei com meu Parceiro sobre este desafio
Postei meus comentários no Facebook/Twitter
 
Frase:
Dizer “sinto muito” é o mesmo que dizer “eu peço desculpas.” Exceto em um funeral. — Demetri Martin


reportar erro