Rede aleluia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Renato Cardoso | 3 de agosto de 2013 - 10:35


Desafio IntelliMen #32

Homens. Inteligentes.
© 2013

 

Desafio #32

Não fazer antes de completar o Desafio #31.
Se você quer fazer parte do Projeto IntelliMen, comece do
Desafio #1.

 

Desafio: Emotivo demais ou de menos? Confronte e equilibre suas emoções.

Explicação: Sabe o que é pior do que uma mulher emotiva? Um homem emotivo. Há uma razão porque Deus fez o homem naturalmente menos emotivo que a mulher. Afinal, era ele que teria de caçar e trazer comida para casa e enfiar a espada no estômago do inimigo que quisesse tomar sua terra. Imagine um homem emotivo fazendo isso. “Eu preciso matar aquele veado, mas ele é tão bonitinho… ównnn parece o Bambi!” Iria morrer de fome. “Se aquele cara vier lutar comigo, eu não vou enfiar essa espada nele não… Ai, me dá arrepio só de pensar!” Iria morrer com a espada do inimigo no umbigo depilado dele. Enfim, Deus sabia o que estava fazendo.

Homens são menos emotivos porque precisam mostrar força, segurança, coragem, persistência e outras qualidades primariamente masculinas—para o bem de si mesmos e de suas famílias. Mas neste mundo avesso que vivemos, a nova moda é o “homem sensível”. Ele chora, usa brinco, se ofende com facilidade, usa os cremes da esposa escondido quando os dele acabam e faz as sobrancelhas.

Mas não é apenas por hábitos afeminados que você conhece um homem sensível ou emotivo. Há um tipo pode até parecer muito machão, mas também é vítima do seu temperamento volátil, inseguro ou orgulhoso. Esse tipo talvez sofra ainda mais que o primeiro, pois destrói facilmente amizades, perde o respeito dos outros, não para em emprego, e se consegue que uma mulher permaneça com ele é só por medo.

Sua tarefa esta semana é confrontar seus hábitos emocionais, identificar fraquezas neles e lidar com eles para alcançar o equilíbrio.

Você é sensível demais? Quais emoções acabam tirando vantagem de você, atrapalhando seus relacionamentos, saúde, trabalho e seu próprio estado emocional? Como você reage a situações que lhe contrariam—com compostura ou desequilíbrio? Você vive ouvindo de pessoas que você precisa ser mais forte, mais maduro, mais homem? Identifique suas fraquezas emocionais e desenvolva estratégias para lidar com elas.

Você é sensível de menos? Talvez seu caso seja o contrário: você é um iceberg, que não se emociona por nada. Sua esposa reclama que você é frio, que não está nem aí para ela, não dá carinho… (Lembre-se, a mulher foi criada por Deus para ser mais emotiva, oferecendo assim um equilíbrio natural para o homem. Não trate-a como se ela fosse homem.) Já reclamaram muito do seu jeito cavalo de ser, que não se importa com as pessoas. Então você vai identificar onde e com quem você precisa ser mais atencioso e mostrar maior consideração.

IntelliMen são emocionalmente inteligentes.

Caderno de Notas: Tire alguns minutos para sentar e pensar sobre este desafio. Considere seus hábitos emocionais, o que acende seu pavio ou onde você tem sido frio demais. Pese o que você tem ouvido a esse respeito das pessoas que lhe amam. Anote seus pensamentos.

Parceiro Oficial: Se o seu parceiro lhe conhece bem, pergunte a ele se tem algum feedback para lhe dar a respeito do seu lado emocional. Conversem sobre suas reflexões a respeito de si próprios.

Prazo: Este desafio pode ser iniciado imediatamente e concluído antes do Desafio #33 que será lançado daqui a uma semana.

Postar: Depois — e somente depois — de você ter iniciado este desafio, poste seus comentários — no Facebook do IntelliMen (não no seu pessoal) ou no Twitter, com este cabeçalho:

Desafio IntelliMen #32 concluído: A partir de agora serei emocionalmente inteligente (fique livre para acrescentar seus comentários sobre este desafio).

Links:
www.facebook.com/IntelliMen
www.twitter.com/intellimen27 (quando postar no Twitter, use @IntelliMen27 na sua mensagem)

 

Checklist de verificação

Confrontei meus hábitos emocionais
Defini estratégias de como vou lidar com eles
Anotei no meu Caderno de Notas
Eu e meu Parceiro conversamos sobre este desafio
Postei meus comentários no Facebook/Twitter

 

Frase:

Eleazar, filho de Dodô…Quando já se haviam retirado os filhos de Israel, ele se levantou e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar pegada à espada; naquele dia, o SENHOR efetuou grande livramento. 2 Crônicas 23.9,10

 

 


reportar erro