thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O CHOQUE: QUANDO ELE SE CONHECEU

A história de Pedro, o discípulo de Jesus, pode te ajudar a se enxergar, conhecer suas atitudes, ações e reações. É necessário que você passe por isso

Você, provavelmente, conhece a história do apóstolo Pedro, discípulo do Senhor Jesus. Por três vezes, ele negou que O conhecia, porque o Senhor Jesus havia sido preso. E Pedro estava, ali, observando o que os guardas e os religiosos estavam fazendo com o Senhor Jesus, misturado em meio à multidão. Então, quando alguém o reconhecia, Pedro falava: “não conheço este homem”. Muitos conhecem esta história, mas, talvez, não por este ângulo que você vai conhecer agora.

Diz o Texto que antes do Senhor Jesus ser preso, Ele disse para Pedro: “Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte. Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces. E disse-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada” (Lucas 22:31-35).

Você vê que o diabo tinha um interesse especial em Pedro. Ele queria peneirá-lo. É claro que para Deus e o diabo, alma é alma. Mas algumas almas representam muitas almas. E Pedro, certamente, representava muitas almas, porque ele era um dos principais discípulos. E Satanás queria derrubar Pedro.

Quando o galo cantou, Pedro descobriu que não se conhecia e foi necessário que ele passasse por aquele grande constrangimento. Pedro tinha uma ideia muito errada a respeito de si mesmo. Espiritualmente falando, ele se achava um super-homem.

E isto serve de alerta para nós. Eu tenho visto muita gente que no calor da emoção diz: “eu nunca vou abandonar o Senhor Jesus”. As pessoas falam o que elas gostariam que fosse verdade. Só que o que elas não sabem é que elas têm uma ideia errada de si mesmas. Elas estão se apoiando no seu próprio entendimento, na sua própria estrutura.

O alerta é claro: nós temos a tendência de acharmos que podemos mais. O adúltero nunca pensou que um dia trairia a esposa. Pelo contrário, até repudiava o adultério. Ou seja, eles achavam que tinham uma estrutura que não tinham. Foram enganados pelo próprio coração. Não é confiar em você de todo o coração, mas a Bíblia diz para confiar no Senhor. Essa autoconfiança se torna exagerada. Veja que dos doze discípulos, Pedro era o que mais se destacava.

Então, cuidado. É importante que você se humilhe e se coloque na dependência de Deus. Não faça do seu braço o seu apoio. O seu coração tem que confiar em Deus e sempre desconfiar da sua carne. Não acredite na sua parte caída (a herança maligna de Adão e Eva). É por causa dessa parte que você tem que sempre andar olhando para Deus, se avaliando, se corrigindo, para que você não passe um constrangimento tremendo.

Confira a mensagem completa assistindo ao vídeo acima e medite sobre isto.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso